sábado, 31 de março de 2012

Programação para este Domingo de Ramos

MATRIZ
6h e 30m - Procissão de Ramos da Praça Plínio Saldanha para Matriz
18h e 30m - Procissão de Ramos da Praça Pe. João Maria para Matriz

CAPELAS
Timbaubinha: Missa às - 17h
Santa Cecília
: Missa às - 9h 
Barra de São Pedro
: Missa às - 17h 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Entenda o significado do Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas". Os ramos apresentados pelo povo nos remetem ao sacramento do batismo, por intermédio do qual nos tornamos filhos de Deus e responsáveis pela missão da nossa Igreja. E o ato de levarmos os ramos para casa nos lembra que estamos unidos a Cristo na luta pela salvação do mundo. A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor. Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar. Por fim, a Santa Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados na casa de Anãs, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do homem cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo d'Ele com o bom ladrão, Sua morte e sepultura. O Mestre nos ensina com fatos e exemplos que o Seu Reino, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível, o pecado. E para isso é preciso se imolar; aceitar a Paixão, passar pela morte para destruí-la; perder a vida para ganhá-la.
Fonte: Canção nova

Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade


No próximo domingo, dia 1º de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade. Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese. Em 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.
Fonte: CNBB

domingo, 25 de março de 2012

Mutirão de confissões


Nesta terça-feira, 27 de março, de 15h às 19h, Haverá nesta Paróquia o mutirão de confissões com os padres deste 4° Zonal.
A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve a remissão de pecados perante um padre (presbítero) ou bispo que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo pecado). Na Bíblia, Jesus Cristo cedeu aos doze apóstolos o poder de perdoar os pecados (Jo 20,21-23). São Paulo posteriormente adverte da necessidade e da origem deste sacramento (2Cor 5,18). As Igrejas cristãs que praticam a confissão ensinam que este poder foi transmitido ao clero, que pode ser visto como os sucessores espirituais dos Apóstolos, que continuariam a transmiti-los. O poder de perdoar os pecados, porém, não deve ser conferido a qualquer um (1Tm 5,22), ainda que o valor deste sacramento não dependa da santidade pessoal do sacerdote (Rom 5,11), pois o objetivo é evitar escândalos causados por pessoas despreparadas, que não compreendam este sacramento em sua totalidade (1Tm 4,14).

sábado, 24 de março de 2012

México abraça Bento XVI, "peregrino da esperança"


O Estado de Guanajuato e, com ele, toda a nação mexicana unida aos demais latinos-americanos presentes, saúda com fé e devoção, alegria e festa, a visita de Bento XVI. Já na chegada, milhares de pessoas tomaram as ruas para – num caloroso simbólico abraço – dar, uníssono, as boas-vindas ao Sucessor de Pedro, a quem recebe pela primeira vez. De fato, Bento VI vem ao México nas pegadas de seu amado predecessor João Paulo II, mas para os habitantes de Guanajuato – Estado situado no centro do país - é a primeira vez de um Papa em sua terra. E León – quarta cidade mais importante do país após Cidade do México, Guadalajara e Monterrey – reveste-se de branco e amarelo (as cores vaticanas) para receber aquele que vem como “peregrino da esperança”, como frisou o próprio Papa na entrevista concedida a bordo durante o voo que o trouxe pela segunda vez ao “continente da esperança”. “Vou para levar coragem e para aprender, para confortar na fé, na esperança e na caridade.” Nas firmes palavras de Bento XVI antes de tocar o solo latino-americano – e com a humildade que o caracteriza –, o reconhecimento de vir ao encontro de uma Igreja latino-americana da qual a Igreja no mundo inteiro tem algo a aprender, não somente por nela encontrar-se mais de 40% de todos os católicos, mas, sobretudo, porque neste solo há mais de cinco séculos o anúncio do Evangelho encontrou terra fecunda formando nações e povos de fé profunda, que se manifesta através de uma forte religiosidade que lhe é fonte de esperança. E esperança é a palavra que norteia a primeira etapa desta 23ª Viagem Apostólica Internacional de Bento XVI, que depois o levará a Cuba. “A esperança aponta <<para um novo céu e uma nova terra>> (Ap 21)” – disse o Papa em seu discurso de chegada. No “já e ainda não” que a virtude teologal da esperança nos aponta para as primícias de um tempo novo, o chamado à Igreja para “a convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar com fé vigorosa, esperança viva e caridade ardente”. De fato, qual “peregrino da fé, da esperança e caridade”, as mensagens de Bento XVI nestes dias em terras latino-americanas certamente farão ressoar as palavras de João Paulo II, que deste solo formulou, primeira vez, o programa de uma nova evangelização, nova “em seu ardor, em seus métodos, em suas expressões”.
Fonte: Radio vaticano

sexta-feira, 23 de março de 2012

Canção Nova lança versão virtual da Bíblia para dispositivos móveis


O aplicativo “Diário da Palavra'” é uma versão para iPad e simula, virtualmente, o ambiente de leitura de uma Bíblia. “Diário da Palavra” é o novo lançamento do DepartamentoMobile da Fundação João Paulo II - Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O aplicativo é uma versão virtual da Bíblia para plataforma iPad e precisa da versão 5.0 ou posterior do sistema operacional iOS. Com ele é possível, além da leitura do conteúdo, a marcação de versículos, páginas e anotação de comentários. Para fazer a leitura do conteúdo é possível utilizar o recurso folhear, passando por cada página. Entretanto se o interesse for em uma informação específica, o usuário pode utilizar a busca localizada na canto superior direito da tela, que pode ser feita por: “traduções”, “livros”, “capítulos” e “versículos”. Outra alternativa para fazer o estudo bíblico é clicar, por alguns segundos, no versículo escolhido. Em seguida, é exibida na parte inferior da tela uma barra com quatro opções. As duas primeiras possibilitam compartilhar o conteúdo selecionado através das redes sociais comoTwitter e Facebook. "O projeto Diário da Palavra nasceu em 2011. Desenvolver o aplicativo foi a maneira que o Departamento Mobileencontrou para utilizar a tecnologia como um meio que facilita o estudo bíblico", conta o analista de TI/Depto.Mobile, Marcus Vinicius Custódio. Entre as novidades futuras estão várias traduções bíblicas, novos métodos para fazer o estudo, opções de vídeos e a versão para dispositivos móveis com o sistema operacionalAndroid. Sobre este e outros aplicativos acesse o site:http://m.cancaonova.com/mobile/.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O sacramento da unção dos enfermos une intimamente o doente a Cristo


No ritual da unção dos enfermos encontra-se a seguinte petição a Deus:“Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos”. Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus veio para revelar o amor de Deus. Frequentemente faz isso nas áreas e situações em que nos sentimos especialmente ameaçados em função da fragilidade de nossa vida, devido às doenças, morte, etc.. Deus Pai quer que nos tornemos saudáveis no corpo e na alma e reconheçamos nisso a instauração do Reino d'Ele. Por vezes, só com a experiência da enfermidade percebemos que precisamos do Senhor mais do que tudo. Não temos vida, a não ser em Cristo. Por isso os doentes e os pecadores têm um especial instinto para perceber o que é essencial. No Antigo Testamento, o homem doente experimenta os seus limites e, ao mesmo tempo, percebe que a doença está ligada misteriosamente ao pecado. Os profetas intuíram que a enfermidade poderia ter também um valor redentor em relação aos próprios pecados e aos dos outros. Assim, a doença era vivida diante de Deus, do qual o homem implorava a cura. No Novo Testamento eram os enfermos que procuravam a proximidade de Jesus, procurando “tocá-Lo, pois d'Ele saía uma força que a todos curava” (Lc 6,19). A compaixão de Jesus Cristo pelos doentes e as numerosas curas de enfermos são um claro sinal de que, com Ele, chegou o Reino de Deus e a vitória sobre o pecado, o sofrimento e a morte. Com a Paixão e Morte o Senhor dá um novo sentido ao sofrimento, o qual, se for unido ao d'Ele, pode ser meio de purificação e de salvação para nós e para os outros. A Igreja, tendo recebido do Senhor a ordem de curar os enfermos, procura pôr isso em prática com os cuidados para com os doentes, acompanhados da oração de intercessão. Ela possui, sobretudo, um sacramento específico em favor dos enfermos, instituído pelo próprio Cristo e atestado por São Tiago: «Quem está doente, chame a si os presbíteros da Igreja e rezem por ele, depois de o ter ungido com óleo no nome do Senhor» (Tg 5,14-15). Desta forma, o sacramento da unção dos enfermos pode ser recebido pelo fiel que começa a se sentir em perigo de morte por doença ou velhice. O mesmo fiel pode recebê-lo também outras vezes se a doença se agravar ou então no caso doutra enfermidade grave. A celebração desse sacramento, se possível, deve ser precedida pela confissão individual do doente. A celebração deste sacramento consiste essencialmente na unção com óleo benzido, se possível, pelo bispo, na fronte e nas mãos do enfermo (no rito romano, ou também noutras partes do corpo segundo outros ritos), acompanhada da oração do sacerdote, que implora a graça especial desse sacramento. Ele só pode ser administrado pelos sacerdotes (bispos ou presbíteros). Este sacramento confere uma graça especial que une mais intimamente o doente à Paixão de Cristo, para o seu bem e de toda a Igreja, dando-lhe conforto, paz, coragem, e também o perdão dos pecados, se ele não puder se confessar. E consente, por vezes, se for a vontade de Deus, também a recuperação da saúde física do fiel. Em todo o caso, essa unção prepara o enfermo para a passagem à Casa do Pai. Por isso, concede-lhe consolação, paz, força e une profundamente a Cristo o doente que se encontra em situação precária e em sofrimento. Tendo em vista que Senhor passou pelas nossas angústias e tomou sobre Si as nossas dores. Muitos doentes têm medo desse sacramento, e adiam-no para o fim, porque pensam se tratar de uma espécie de “sentença de morte”. No entanto, é o contrário disso: a unção dos enfermos é uma espécie de “seguro de vida”.Quem, como cristão, acompanha um enfermo deve libertá-lo desse falso temor. A maior parte das pessoas que está em risco de vida tem a intuição de que nada mais é importante nesse momento do que a confiança imediata e incondicional Àquele que superou a morte e é a própria Vida: Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
Fonte Canção Nova

terça-feira, 20 de março de 2012

Italianos da Basílica de Cássia-Italia visitarão Santuário de Santa Rita em Santa Cruz


 
Um grupo de 11 italianos da cidade de Cássia visitará a Arquidiocese de Natal a partir dia 21, quarta-feira. São o prefeito da cidade, Gino Emile e a esposa; três vereadores; uma tradutora, Marta Ferraro; o Reitor da Basílica de Santa Rita de Cássia, Itália, Pe. Mario di Santis, da congregação dos Agostinianos, além de outras pessoas da cidade italiana. O grupo vem efetivar uma parceria entre a Basílica de Cássia, na Itália, e a paróquia de Santa Rita, de Santa Cruz. Em fevereiro, o pároco de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes, esteve em Cássia para conhecer a devoção a Santa Rita. Os italianos vêm conhecer a devoção a Santa Rita de Cássia, na Arquidiocese. Em Natal, eles visitarão, no dia 21, a paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, de Ponta Negra. No dia 22, eles chegarão a Santa Cruz, onde participarão da Missa da Coroa de Santa Rita, na Matriz; no dia 23, eles visitarão o Santuário de Santa Rita e o Museu Rural. Dedicarão o dia 24 a um passeio pela feira livre de Santa Cruz, pela manhã. À tarde, visitarão o Prefeito da cidade, os vereadores, secretários e outras autoridades, além de um momento cultural, à noite. Domingo, 25 de março, o grupo participará da Missa, no Santuário de Santa Rita de Cássia. A missa será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. À tarde, o grupo se encontrará com os agentes pastorais, padres, religiosas e com o Arcebispo. À noite, encerrarão a visita, participando da missa, na Matriz. A visita do Padre Vicente à Basílica de Cássia e a do grupo ao Santuário de Santa Rita, em Santa Cruz, faz parte de uma parceria que está sendo firmada entre os dois lugares de devoção à Santa Rita de Cássia.

Fonte: Arquidiocese de natal

domingo, 18 de março de 2012

19 de março é dia de São José

O sonho de José.
(1765-70) José Luzán. 
José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus..., era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho. São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.

História
O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso, e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa. Na Páscoa desse ano, "o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem", os quais "passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos" e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa "assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas". "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados" e Maria, sua mãe, diz-lhe: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura", sendo essa sua última referência a José estando vivo.
Nos Evangelhos
O Evangelho de Lucas atesta que o imperador Augusto ordenou um recenseamento em todo o Império Romano, que na época incluía toda a região, e a jovem Maria e seu esposo José se dirigiram a Belém, por ambos serem da Tribo de Judá e descendentes de Davi. Nessa época, reinava na Judeia Herodes, o Grande, monarca manipulado pelos romanos, célebre pela crueldade. O texto do Evangelho deixa claro que José era o pai legal e certo de Jesus, pelo que (Mateus 1) é através de José que é referida a ascendência de Jesus até David e Abraão, embora o texto deixe inequívoco que ele não foi o pai biológico de Jesus. José quando encontrou Maria grávida "sem antes terem coabitado", "sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente", quando na época a lei bíblica vigente (Deuteronômio 22) prescrevia a lapidação (morte por pedradas) das adúlteras. Eis que, então, enquanto José dormia, apareceu-lhe, em sonho, um anjo que pede-lhe que não tema em receber Maria como sua esposa, "pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo", passagem normalmente interpretada pelos cristãos como uma concepção sem necessidade de uma participação masculina e, desde que se a suponha também virgem, de uma concepção virginal (já por tradições judaicas, Jesus é referido como "mamzer", algo como bastardo). De qualquer forma, portanto, o Evangelho não deixa dúvidas de que não é "pela carne" que Jesus herda os títulos messiânicos de "filho de Davi" e "filho de Abraão" com o que Mateus abre o Novo Testamento. O texto evangélico também é insistente —ao apresentar a genealogia de José e citar uma linha patrilinear que inclui os reis de Judá e vai até Davi e Abraão— em ressaltar terríveis impurezas morais na ancestralidade de José, o marido de Maria a mãe de Jesus. Entre tantos homens, somente quatro mulheres, além de Maria, são citadas por Mateus nessa lista genealógica: Tamar,Raabe, Rute e a mulher de Urias (Betsabé), respectivamente: uma incestuosa, uma prostituta, uma estrangeira (era proibido aos israelitas casarem-se com estrangeiras) e a que foi tomada como esposa pelo rei Davi, que para obter isso encomendou a morte de seu marido, Urias, significando aqui o assassinato e o adultério. Nessa época, Maria, sua esposa deu à luz Jesus numa manjedoura, pois não encontraram outro local para se hospedarem em Belém. Devido a tirania do rei Herodes e de sua fúria em querer matar o menino Jesus por ter ouvido que havia em Belém nascido o "rei dos Judeus", a Bíblia, no Evangelho de Mateus, refere que Deus, através de um anjo e igualmente em sonho, orientou seu esposo José para que fugissem para o Egito. Assim, apenas nascido, Jesus já era um exilado, juntamente com José e Maria seus pais. Posteriormente, tendo Herodes morrido, um anjo de Deus, igualmente em sonho, aparece a José e orienta-o para que regressem à terra de Israel "porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino". Ao regressar, tendo ouvido que Arquelau (Herodes Arquelau) reinava na Judeia no lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá e, por mais uma vez, em sonho, tendo sido prevenido por divina advertência, retirou-se para a região da Galileia, voltando a família a residir em Nazaré.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

sexta-feira, 16 de março de 2012

Voluntariado na JMJ Rio 2013


Há uma função fundamental para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, de modo especial, para a JMJ Rio2013: a do voluntário. No dia 25 de março será lançada a Campanha do Voluntariado para a JMJ Rio2013. Para saber mais sobre a atuação dos voluntários e como acontecerá a campanha, o setor de comunicação da JMJ entrevistou o responsável pelo Setor de Voluntariado, padre Ramon Nascimento.

Quem pode ser voluntário da JMJ? O que é preciso?
Padre Ramon Nascimento - Qualquer pessoa pode ser voluntária desde que tenha 18 anos no período da JMJ. “Ah, mas eu vou fazer aniversário no finalzinho da JMJ.” Não pode. Tem que fazer 18 anos até o primeiro dia da JMJ. Então, você tendo 18 anos, pode ser voluntário.

O que os voluntários significam para a Jornada?
Padre Ramon - Eu diria que os voluntários são a alma da Jornada, porque os voluntários são aqueles que fazem a Jornada acontecer, que realizam os trabalhos, que acolhem os peregrinos e preparam todas as coisas. O voluntário é o braço da Jornada que se estende até os peregrinos para acolher, para ajudar e para dar toda a orientação para que eles possam, de fato, viver a Jornada Mundial da Juventude.

Qual a mensagem da campanha para o voluntariado?
Padre Ramon - O nosso slogan é entender que não importa quem você seja; há dentro de cada pessoa uma juventude. É preciso exercitá-la. Vocês vão ver que a grande questão é que exerça a sua juventude. “Curta, compartilhe, exerça a sua juventude”.

Quais serão as funções dos voluntários? Em que eles poderão atuar?
Padre Ramon - Nas mais diversas funções, desde o acolhimento no aeroporto e na rodoviária, a preparação do palco, a segurança, a entrega de água. Ou seja, tudo o que acontece dentro de uma Jornada.

Para ser voluntário, precisarei estar disponível 24 horas por dia para a JMJ?
Padre Ramon - Não precisa estar 24 horas. Mas, no período da Jornada a gente espera que a pessoa tenha disponibilidade porque esses dias são vividos intensamente. Cada um dá o pouco que tem, sabendo que no período da Jornada vamos precisar que esse pouco se torne um pouquinho maior.

Hoje, já são 9 mil voluntários. Em que número vocês pretendem chegar?
Padre Ramon – No total serão de 60 mil. Mas temos que entender e respeitar as quantificações desses voluntários. Porque desses 60 mil, 45 mil são voluntários diocesanos, não só da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas de parte da Arquidiocese de Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e os outros 15 mil serão divididos em dois grupos: 7,5 mil de voluntários internacionais e 7,5 mil de voluntários nacionais.

Por que é necessário esse número de voluntários?
Padre Ramon - Porque há uma expectativa. Na verdade, isso ainda é uma estimativa. Só teremos esse número fechado quando tivermos organizado todas as funções. Por enquanto, 60 mil é um número estimado, é como uma base para trabalho.

Eu quero ser voluntário, mas ainda não sou um profissional. Vai haver alguma capacitação?
Padre Ramon - Sim. Mesmo quem é profissional passará por um treinamento. Dependendo do trabalho a ser realizado, ele poderá ser feito não só com a sua formação, mas dentro de uma maneira, dentro de uma metodologia que vai estar estipulada.

Qual a importância do trabalho dos coordenadores dos voluntários paroquiais da JMJ Rio2013?
Padre Ramon - Os coordenadores paroquiais são a nossa presença em cada paróquia, eles são os nossos animadores. São eles os grandes captadores, nossos maiores divulgadores. Sem eles, nós não chegamos às paróquias. Cada coordenador de voluntário nas paróquias é a nossa presença, é a nossa voz, é o nosso olhar, é a nossa mão.

Para os voluntários que moram longe, será oferecida alimentação e serão cobertos os custos com o transporte?
Padre Ramon - Vamos entender o seguinte: quando falamos de voluntários que moram longe, estamos falando dos que não são da Arquidiocese do Rio ou das subsedes, que são Niterói, Nova Iguaçu e Caxias. Quando uma pessoa se oferece como voluntária, não nos responsabilizamos pelo deslocamento de onde a pessoa mora para o Rio e vice-versa. Quanto ao deslocamento dentro da cidade, nós vamos nos responsabilizar. Ou seja, o deslocamento que ela vai ter de onde ela mora para chegar ao Rio de Janeiro é por conta dela. O deslocamento que ela vai ter do Rio de Janeiro para voltar para casa é por conta dela. Mas, enquanto ela estiver aqui servindo, exercitando o seu ministério de voluntário como membro da JMJ, vamos cuidar que tenha como se deslocar e, é claro, vamos cuidar para que ela seja bem alimentada. E vamos buscar junto às paróquias um local para que ela fique hospedada.
Fonte:CNBB

Anuário Pontifício 2012 apresenta aumento de 15 milhões de fiéis católicos


O Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Tarcisio Bertone, e o substituto na Secretaria de Estado para os Assuntos Gerais, Dom Angelo Becciu, apresentaram ao Papa Bento XVI o Anuário Pontifício 2012, em cerimônia na manhã do último dia 10/03. O documento, produzido pelo Departamento Central de Estatísticas da Igreja, traz os dados estatísticos referentes a 2010 e fornecem uma análise sintética das principais dinâmicas da Igreja católica nas 2.966 circunscrições eclesiásticas do planeta. O anuário aponta que em 2010 os católicos somavam 1,196 bilhão, enquanto em 2009 o número era de 1,181 bilhão: um aumento absoluto de 15 milhões de fiéis. Os dados mostram que ao longo dos últimos dois anos a presença dos católicos batizados em todo o mundo permanece estável, em cerca de 17,5% da população global. A pesquisa mostra também uma pequena redução na América do Sul (de 28,54% para 28,34%) e na Europa (de 24,05% para 23,83%) e crescimento África (de 15,15% para 15,55%) e no Sudeste da Ásia (de 10,41% para 10,87%). De 2009 a 2010, o número de bispos no mundo aumentou de 5.065 para 5.104, com aumento relativo de 0,77%. A tendência de crescimento no número de sacerdotes, que começou em 2000, continuou em 2010, ano em que foram contados 412.236 padres, dos quais 277.009 diocesanos e 135.227 do clero regular. O clero aumentou entre 2009 e 2010 em 1.643 padres, a maior parte destes na Ásia. O número de diáconos permanentes cresceu 3,7%. Já o número de religiosos professos que não sacerdotes, que apresentava há algum tempo uma tendência de declínio, se estabilizou em 2010. Eram 54.229 em 2009 e passaram a 54.665 em 2010. Já as religiosas professas diminuíram de 729.371 em 2009 para 721.935 em 2010. A queda se concentrou em três continentes (Europa, América e Oceania). O número de estudantes de filosofia e teologia nos seminários diocesanos e religiosos tem aumentado continuamente nos últimos cinco anos, em torno de 4%.
Fonte: CNBB

Papa confia a um casal textos de meditação para a Via Sacra da Sexta-Feira Santa


Bento XVI confiou a um casal os textos de meditação para a tradicional Via Sacra da Sexta-Feira Santa, no Coliseu, que, esse ano, cai em 06 de abril. Trata-se de Danilo e Anna Maria Zanzucchi, iniciadores do Movimento “Famílias Novas”, no âmbito do Movimento dos Focolares. As reflexões têm como referência o tema da família. A estrutura da Via Sacra será a tradicional das 14 Estações.
Fonte: Radio Vaticano

quinta-feira, 15 de março de 2012

Novena de Nossa Senhora dos Aflitos



Todo dia 15 de cada mês em nossa paróquia é celebrado em honra a nossa padroeira, nossa Senhora dos Aflitos. hoje, de modo especial, foi retomada as celebrações das novenas em honra a nossa padroeira. Um bom número de fiéis compareceram hoje à matriz de nossa Senhora dos Aflitos para cantar os louvores de agradecimento e suplicas a nossa padroeira e reavivar ainda mais a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Fr. Helio Jr. administrador paroquial, convidou a todos para continuarem celebrando as novenas durante os próximos dias 15 dos meses vidouros.

terça-feira, 13 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA

 
MATRIZ
Multirão de confissões com os padres do regional - Terça-Feira (27 de março) de 15h às 19h
Ø  Domingo de Ramos (01/04)
6h e 30m - Procissão de Ramos da Praça Plínio Saldanha para Matriz
18h e 30m - Procissão de Ramos da Praça Pe. João Maria para Matriz
Ø  Quarta-feira (04/04)
19h - Grupo de Oração (Adoração do Santíssimo – Confissões individuais)
Ø  Quinta-feira Santa (05/04)
19h - Missa  – Lava-pés, adoração e confissões até às 22h
Ø  Sexta-feira  Santa (06/04)
4h – Via-sacra até o Cemitério novo
8h - 11h – Confissões
15h – Celebração da paixão do Senhor
Ø  Sábado Santo (07/04)
19h - Celebração da Vigília Pascal
Ø  Domingo de Páscoa (08/04)
7h e 19h – Missa da Ressurreição do Senhor


CAPELAS
Ø  Timbaubinha
Domingo de Ramos - 17h – Missa de Ramos
Ø  Santa Cecília
Sexta – Feira Santa - 8h - 11h – Confissões
Domingo de Páscoa 9h – Missa da Ressurreição do Senhor
Ø  Assembléia
Quinta Feira Santa– 19h  Missa do Lava-pés
Sábado  Santo – 19h – Missa da Vigília Pascal
Ø  Barra de São Pedro
Domingo de Ramos - 17h – Missa de Ramos (Confissões)
Demais dias da semana: Assistência de Frei Ademir
Ø  São Francisco
Assistência de Frei Rafael
Sábado Santo 19h (Confissões)
Ø  Batalha
Sábado  Santo 17h - Missa da Vigília Pascal (Confissões)
Ø  Ferreiros
Domingo de Páscoa 17h – Missa da Ressurreição do Senhor
Ø  Piedade
Domingo de Páscoa 19h – Missa da Ressurreição do Senhor

segunda-feira, 12 de março de 2012

Show em prol da beatificação de Frei Damião


O CANTOR CEARENSE RAIMUNDO FAGNER SE APRESENTA, NO PRÓXIMO DIA 17, NO RECIFE, EM CELEBRAÇÃO AO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO "FREI CAPUCHINHO" QUE ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO NO VATICANO.
O ano de 2012 é de extrema importância para os católicos pernambucanos. Já está em fase de conclusão no Vaticano o processo de beatificação de Frei Damião de Bozzano, uma das figuras mais importantes dentro da Igreja no Nordeste. Ao todo foram nove anos de pesquisas teológicas e históricas sobre a vida deste missionário veio da Itália para o Brasil em 1931 e permaneceu até a morte em 1997, aos 98 anos de idade. No próximo dia 17 de março será promovido no Recife um show com o cantor Fagner em prol desta beatificação. A apresentação também é uma forma dos produtores explorarem o turismo religioso da cidade. O cantor cearense Fagner doou todo o cachê referente ao show para a ordem dos Capuchinhos em Pernambuco arcar os custos do processo. O show, que promete reunir toda a comunidade católica do Estado, será realizado no Chevrolet Hall, em Olinda, a partir das 21h.
Por:Raphael Coutinho

domingo, 11 de março de 2012

Oração – Jejum – Misericórdia!


Há três coisas, meus irmãos, três coisas que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à virtude. São elas a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe. Oração, misericórdia, jejum: três coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente. O jejum é a alma da oração e a misericórdia dá vida ao jejum. Ninguém queira separar estas três coisas, pois são inseparáveis. Quem pratica somente uma delas ou não pratica todas simultaneamente, é como se nada fizesse. Por conseguinte, quem ora também jejue; e quem jejua, pratique a misericórdia. Quem deseja ser atendido nas suas orações, atenda as súplicas de quem lhe pede; pois aquele que não fecha seus ouvidos às súplicas alheias, abre os ouvidos de Deus às suas próprias súplicas.
Quem jejua, pense no sentido do jejum; seja sensível à fome dos outros, quem deseja que Deus seja sensível à sua; seja misericordioso quem espera alcançar misericórdia; quem pede compaixão, também se compadeça; quem quer ser ajudado, ajude os outros. Muito mal suplica quem nega aos outros aquilo que pede para si. Homem sê para ti mesmo a medida da misericórdia; deste modo alcançarás misericórdia como quiseres, quanto quiseres e com a rapidez que quiseres; basta que te compadeças dos outros com generosidade e presteza. Peçamos, portanto, destas três virtudes – oração, jejum, misericórdia – uma única força mediadora junto de Deus em nosso favor; sejam para nós uma única defesa, uma única oração sob três formas distintas. Reconquistemos pelo jejum o que perdemos por não saber apreciá-lo; imolemos nossas almas pelo jejum, pois nada melhor podemos oferecer a Deus como ensina o Profeta: Sacrifício agradável a Deus é um espírito penitente; Deus não despreza um coração arrependido e humilhado (cf. Sl 50,19).
Homem oferece a Deus a tua alma, oferece a oblação do jejum, para que seja uma oferenda pura, um sacrifício santo, uma vítima viva que ao mesmo tempo permanece em ti e é oferecida a Deus. Quem não dá isto a Deus não tem desculpa, porque todos podem se oferecer a si mesmos. Mas, para que esta oferta seja aceita por Deus, a misericórdia deve acompanhá-la; o jejum só dá frutos se for regado pela misericórdia, pois a aridez da misericórdia faz secar o jejum. O que a chuva é para a terra, é a misericórdia para o jejum. Por mais que cultive o coração, purifique o corpo, extirpe os maus costumes e semeie as virtudes, o que jejua não colherá frutos se não abrir as torrentes da misericórdia.
Tu que jejuas, não esqueças que fica em jejum o teu campo se jejua a tua misericórdia; pelo contrário, a liberalidade da tua misericórdia encherá de bens os teus celeiros. Portanto, ó homem, para que não venhas a perder por ter guardado para ti, distribui aos outros para que venhas a recolher; dá a ti mesmo, dando aos pobres, porque o que deixares de dar aos outros, também tu não o possuirás.
Dos Sermões de São Pedro Crisólogo, bispo.
(Sermão 43: PL 52,320. 322) (Séc.IV).

PAZ


Tão procurada por nós e tão difícil de ser encontrada onde a procuramos.
Procuramos nos consultórios de psicólogos, em cursos dos mais variados tipos, numa roupa nova ou no carro do ano.
Nos sonhos que não se realizaram, nas promessas não cumpridas, no livro inacabado. Mas qual nada, não a encontramos.
Culpamos então a desobediência e intransigência dos filhos, a falta de compreensão e companheirismo do marido (ou da esposa), mas em nenhum momento pensamos que também nós não estamos passando paz a essas pessoas, à nossa volta.
O que oferecemos, para desejarmos e exigirmos algo em troca? E por que a troca? Por que não doar sem querer nada de volta?
Buscamos nos outros o que ainda não sabemos doar. O que ainda precisa ser aprendido.
A paz chegará com a certeza de que demos o melhor de nós para os outros, mesmo que muitos não o reconheçam.
Chegará com o esforço de conseguir vencer um momento de fúria, de tristeza e amargura.
Chegará, quando tivermos a total certeza das nossas limitações e incapacitações para superarmos todas as dificuldades da vida, e, ao mesmo tempo, com a paciência para percorrer o caminho ainda mal trilhado.
Que a paz do Senhor esteja sempre com vocês.
Um amigo
Fonte:cybermind

sexta-feira, 9 de março de 2012

Devotos de Nossa Senhora dos Aflitos celebram via sacra



Hoje, aconteceu a celebração de mais uma via sacra em nossa Paróquia. Durante toda a Quaresma, como é tradição, celebra-se em nossa Paróquia a Via Sacra pelas ruas de nossa cidade, sempre saindo da igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos, às 4h da madrugada, até um determinado ponto da cidade quando acontece o encerramento da mesma com a celebração da Eucaristia. Hoje a professora Graça Jarles recebeu em sua residência uma multidão de fiéis que realizaram essa grande devoção quaresmal. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

A importância do Jejum



A prática do jejum sempre foi uma forte arma de ascese, de penitência e de combate espiritual na história da salvação. O Catecismo da Igreja Católica irá nos dizer que ele contribui para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração (como forma de ascese e penitência) (§ 2043). O próprio Senhor Jesus revelou aos seus discípulos que há certos tipos de demônio que só podem ser expulsos mediante o jejum e a oração (Mt 17,20d, como arma no combate espiritual). Vale ressaltar que o jejum não é greve de fome, pois não iremos “comover” o coração de Deus por estarmos nos privando de alguma alimentação, já que tudo que recebemos é por graça, e não por mérito ou sacrifício nosso. O jejum atua como força do nosso espírito sobre a carne, e testemunha que o Espírito Santo está vindo em auxílio as nossas fraquezas e intercedendo por nós e conosco neste período (Rm 8,26).
JEJUM DE DANIEL
“Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.” (Dn 10,2-3)
A passagem acima descrita, tirada do livro de Daniel, é o exemplo clássico de um “jejum parcial” realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade. Chamamos “jejum parcial” porque consiste na aplicação de uma dieta limitada, ao invés da abstinência absoluta de alimentos. Está claro que existe um valor muito grande neste tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar deste jejum foi uma tremenda visitação do anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (vers.13-22). Além disso, o próprio Senhor, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitência: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que eu vim”. (vers.12)
...Daniel dedicou três semanas (21 dias) ao jejum e à oração. O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt 6, 1-18 vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel. Em alguns momentos de decisão, porém, somos convidados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai...

A VOCÊ MULHER



Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.
Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.
Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.
Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
Que todas as mulheres possam buscar em Maria Santíssima o Modelo de Mulher.
Parabéns! Feliz Dia da Mulher!

Fonte; Diocese de Caicó

quarta-feira, 7 de março de 2012

"Deus nos fala por meio do silêncio"



Esta quarta-feira de sol marcou o retorno das audiências semanais do Papa à Praça São Pedro... Concluindo sua série de catequeses sobre a oração de Jesus na cruz, Bento XVI abordou hoje o tema da Palavra e do Silêncio, que interessam duplamente nossa vida de oração: antes de tudo, precisamos do silêncio interior e exterior para ouvir a Palavra de Deus, para que sua mensagem permaneça em nós. Em segundo lugar, o Papa explicou que o silêncio de Deus diante de nossa oração não deve ser visto como um sinal de ausência, pois sabemos que o Senhor está presente e escuta, mesmo nas trevas da dor, do rechaço e da solidão: “Jesus nos conhece em nosso íntimo e nos ama, e isto deve ser suficiente” - garantiu. Bento XVI concluiu que Jesus “é nosso maior professor de oração; com ela, nós aprendemos a conversar intimamente com nosso Pai no Céu como filhos e filhas. É neste diálogo filial que reconhecemos os vários dons de Deus e obedecemos aos seus desígnios, que dão significado e direção às nossas vidas”.
Fonte: Radio vaticano

segunda-feira, 5 de março de 2012

São João José da Cruz

                                           
Nasceu na ilha de Ischia com o nome de Carlos Caetano Calosirto, aos 15 de agosto de 1654, na cidade de Ponte, Itália, filho do nobre José e de Laura. Recebeu os ensinamentos básicos e os alicerces religiosos frequentando os colégios dos padres agostinianos, na própria ilha. Aos quinze anos optou pela vida religiosa pela grande vocação que sentia, ingressando na Ordem dos Franciscanos descalços da Reforma de São Pedro de Alcântara, conhecidos também como alcantarinos, pela austeridade das Regras dessa comunidade, dependentes do convento de Santa Lucia, em Nápolis. Tomou o nome de João José da Cruz e fez o noviciado sob a orientação monástica do padre José Robles. Em 1671 foi enviando com mais onze sacerdotes, dos quais ele era o mais jovem, para o Piedimonte d'Alife para construírem um convento. Diante das dificuldades encontradas no local não hesitou em juntar as pedras com suas próprias mãos, depois usando cal, madeira e um enxadão fez os alicerces. Estimulando assim os outros sacerdotes e o povo, que no começo acharam que ele era louco, mas, percebendo que estavam errados começaram a ajudá-lo, de modo que um grande convento foi edificado em pouco tempo. João José da Cruz ordenou-se sacerdote em 1677. Ao completar vinte e quatro de idade foi nomeado mestre dos noviços e, quase ao mesmo tempo, guardião da ordem do convento. Durante a sua permanência em Piedimonte, construiu, num local isolado na encosta do bosque, um outro pequeno convento chamado de "ermo", ainda hoje meta de peregrinações, para poder rezar em retiro. Conseguiu ainda, trabalhando de forma muito ativa e singular, construir o convento do Granelo em Portici, também em Nápolis.

João José da Cruz era muito austero, comia pouco, só uma vez ao dia, dormia poucas horas, tinha o hábito de se levantar a meia noite para agradecer a Deus pelo novo dia. Tornou-se famoso entre o povo por sua humildade e foi venerado ainda em vida pela população por causa de sua extrema dedicação aos pobres e doentes. Fazia questão de ser pobre na vida e na própria personalidade, como São Francisco de Assis, seu modelo de vida.

Em 1702 foi nomeado vigário provincial da Reforma de São Pedro de Alcântara, na Itália. Assim a Ordem, abençoada por Deus, desceu de Norte a Sul, adquirindo um bem espiritual tão grande que chegou ao Vaticano, o qual tornou a reunir os dois ramos dos alcantarinos. Dessa forma o convento de Santa Lúcia voltou para os padres italianos e João Jose da Cruz retornou para lá. Nele viveu mais doze anos na santa austeridade e, segundo os registros da Igreja e a tradição, realizando prodígios e curas para seus amados pobres e doentes. Morreu no dia 05 de março 1734, sendo sepultado nesse mesmo convento.Foi beatificado pelo papa Gregório XVI, em 1839. As relíquias de São João José da Cruz, foram transferidas para o convento franciscano da ilha de Ischia, onde nasceu, e é venerado no dia se sua morte.
Fonte: paulinas online



domingo, 4 de março de 2012

Papa fala no superar o "analfabetismo religioso"


...Nós precisamos subir no monte da transfiguração para receber a luz de Deus, para que seu Rosto ilumine o nosso rosto. "É na oração pessoal e comunitária que nós encontramos o Senhor não como uma ideia, como uma proposta moral, mas como uma Pessoa que quer entrar em relação conosco, que quer ser amigo e renovar a nossa vida para torná-la como a sua." Mas este encontro não é somente um fato pessoal: "... o Evangelho deve ser comunicado, anunciado a todos. Não esperem que outros venham trazer-lhes mensagens diferentes, que não conduzem à verdadeira vida, mas sejam vocês mesmos missionários de Cristo aos irmãos lá onde vivem, estudam ou somente transcorrem o tempo livre". A fé, recordou o Pontífice, deve ser vivida em comunhão, e a paróquia é o local no qual se aprende a viver a própria fé em meio aos outros. "Desejo encorajá-los para que cresça a corresponsabilidade pastoral, numa perspectiva de autêntica comunhão entre todas as realidades presentes, que são chamadas a caminhar juntas. Que o próximo Ano da Fé seja uma ocasião propícia também para esta paróquia, para fazer crescer e consolidar a experiência da catequese sobre as grandes verdades da fé cristã, e superar o 'analfabetismo religioso' que é um dos maiores problemas de hoje."
O Papa recordou o papel da família e de toda a comunidade cristã de educar à fé, citando em especial o ensinamento de São João Batista de La Salle. "Em especial, queridas famílias, vocês são o ambiente de vida em que se movem os primeiros passos da fé; sejam comunidades em que se aprende a conhecer e a amar sempre mais o Senhor, comunidades que se enriquecem reciprocamente para viver uma fé realmente adulta." Por fim, Bento XVI confiou à Virgem Maria o nosso caminho quaresmal, como o de toda a Igreja, para que nos ajude a sermos discípulos fiéis de Cristo, cristãos maduros, para poder participar com Ela da plenitude da alegria pascal.
Fonte: Radio vaticano