sábado, 28 de janeiro de 2012

Bote Fé Natal terá cantores que concorreram ao Grammy



A gravação do DVD com 25 grandes cantores da Igreja Católica reunirá em Natal, no dia 10 de fevereiro, três artistas que concorreram ao Grammy de 2011. Estão confirmadas as participações do show na capital potiguar das bandas Rosa de Saron e Adoração e Vida e do padre Zezinho. Os três concorreram, ano passado, ao principal prêmio da música internacional na categoria "Melhor Álbum de Música Cristão (Língua Portuguesa)". Projeto Bote Fé Natal, que terá como um dos pontos altos a gravação do DVD, ocorrerá nos dias 10, 11 e 12, quando a cruz e ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, estarão passando pelo Rio Grande do Norte. A gravação DVD acontecerá no dia 10 de fevereiro, às 17h, na Arena Bote Fé, que será instalada no antigo Círculo Militar, na praia do Forte. O produtor musical do show é Guto Graça Melo. Os ingressos para o show estão a venda na Catedral Metropolitana de Natal e na Central Bote Fé, no Natal Shopping.
Fonte: Diocese de Mossoró

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

COMODIDADE: SEGUNDA VIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO ONLINE


A internet está facilitando muito a vida das pessoas, e a comodidade proporcionada pelos serviços virtuais cresce a cada dia, e agora é possível emitir Certidão de Nascimento online e recebe-la em casa. As filas nos cartórios de todo o Brasil são enormes, e as pessoas acabam perdendo muito tempo para conseguir emitir a segunda via de documentos. Foi pensando em facilitar a vida de quem precisa ir ao cartório tirar segunda via, que foi lançado o Cartório 24 horas online, que presta estes serviços pela internet. Através do Cartório 24 horas, é possível emitir segunda via de Certidão de Nascimento, Certidões de Protestos, Certidões de Buscas de Títulos, Certidão de Casamento e outras. Todo o serviço é prestado em parceria com vários cartórios de todo Brasil. São centenas de cartórios parceiros, presentes em 22 estados do país. Como emitir Certidão de Nascimento Online. É muito fácil emitir Certidão de Nascimento online através do Cartório 24 Horas. É disponibilizado um passo a passo, onde são solicitados os dados para emissão, gradativamente. Para emitir qualquer certidão que esteja disponível, basta acessar o site www.cartorio24horas.com.br e acessar a sessão “Pedido de Certidões On-line”, depois basta clicar em “Solicitar”. O próximo passo é preencher as informações solicitadas, e logo o processo é concluído. Mas é preciso primeiro usar a busca do site, para conferir se há um cartório disponível no seu estado, e precisamente na sua cidade, para emitir a segunda via do seu documento. Isso é necessário, já que os cartórios só podem emitir segunda via de documentos, onde ele foi emitido. Um cartório não pode emitir segunda via de uma Certidão de Nascimento que foi emitida por outro cartório, por exemplo. É possível solicitar várias segunda vias de certidões diferentes de uma única vez, pagando apenas um valor de frete, para receber o pacote de documentos. O serviço deve ser pago também online, através dos meios de pagamentos disponibilizados pelo Cartório 24 Horas.
Fonte: Blog Aldenis Fernandes Massape indo e voltando

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Aparecida se prepara para a 50ª Assembleia Geral


Já começaram os preparativos para 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada pelo segundo ano em Aparecida (SP). Segunda-feira, 23, a Comissão organizadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu no Santuário Nacional para discutir as necessidades logísticas da realização da Assembleia. A 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil será realizada entre os dias 17 e 26 de abril. Está prevista a participação de cerca de 440 bispos, titulares e eméritos, além de representantes de várias entidades ligadas à Igreja. O Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo de Aparecida, adianta detalhes sobre a logística do encontro: “O Santuário já teve a primeira experiência, em 2011, que certamente foi a mais difícil, mas os bispos ficaram muito contentes com aquela experiência. De modo que esta será mais fácil, sem dúvida. Os bispos ficarão em hotéis, e uma parte aqui no Seminário Bom Jesus, na Pousada do Bom Jesus, como no ano passado. O centro de eventos onde foram realizados os trabalhos da Assembleia será novamente usado e além dele, o subsolo também será aproveitado para os trabalhos de grupo. Portanto os bispos vão trabalhar no subsolo do grande auditório, no “grande estádio” do centro de eventos. A reunião maior, a Assembleia, será feita no mesmo local do ano passado, mas creio que com mais conforto, pois o subsolo já está todo preparado para receber os bispos. Portanto haverá mais espaço, mais conforto e maior facilidade para os trabalhos”.
Fonte: Radio vaticano

Peregrinação dos Símbolos da JMJ em Natal vai celebrar memória dos Mártires




A peregrinação da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na arquidiocese de Natal (RN) vai relembrar o sacrifício dos Mártires do Rio Grande do Norte, também conhecidos como Protomártires do Brasil. No dia 11 de fevereiro, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão levados à Basílica dos Mártires, no bairro de Nazaré, e, em seguida para São Gonçalo do Amarante, onde fica a Comunidade do Uruaçu, um dos locais do martírio. Lá, no Monumento dos Mártires, haverá uma caminhada luminosa e uma vigília dos jovens. No dia 16 de julho de 1645, cerca de 70 fiéis estavam reunidos na capela de Nossa Senhora das Candeias, perto do Engenho de Cunhaú (a 65 quilômetros de Natal) para a missa. Quando o padre André de Soreval ergueu o Corpo de Cristo para adoração, as portas da igreja foram fechadas e começou um massacre que terminou com todos os fiéis mortos. O ataque, levado a cabo por uma tropa formada por holandeses calvinistas e por índios das etnias tapuia e potiguar, foi comandado por um alemão chamado Jacó Rabe, que estava a serviço dos holandeses, que, na época, dominavam o Nordeste brasileiro.Meses depois, em 3 de outubro, novo massacre aconteceu. Desta vez o cenário foi o Engenho do Uruaçu, para onde foram levados cerca de 80 católicos aprisionados na Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, e em Potengi. Lá, comandados novamente por Jacó Rabe, duas centenas e índios canibais e alguns soldados holandeses se lançaram sobre os fiéis e os mataram com requintes de crueldade. Um deles, Mateus Moreira, teve o coração arrancado pelas costas enquanto exclamava: "Louvado Seja o Santíssimo Sacramento". Das cerca de 150 vítimas dos dois episódios, 30 foram identificados - dois padres e 28 leigos. Em 5 de março de 2000, o papa João Paulo II beatificou os 30 mártires, que morreram em razão de sua fé católica. Na ocasião, o Santo Padre lembrou a evangelização do Brasil. “Hoje, uma vez mais, ressoam aquelas palavras de Cristo, evocadas no Evangelho: ‘Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma’ (Mt 10, 28). O sangue de católicos indefesos, muitos deles anônimos crianças, velhos e famílias inteiras servirá de estímulo para fortalecer a fé das novas gerações de brasileiros, lembrando sobretudo o valor da família como autêntica e insubstituível formadora da fé e geradora de valores morais”, disse o papa João Paulo II na missa de beatificação.O Postulador da Causa de beatificação desses Mártires, Monsenhor Francisco de Assis Pereira (falecido em 2011), disse, pouco antes da beatificação, que "a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como autênticos defensores da fé católica".
Fonte: CNBB

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Bote Fé" Diocese de caicó



Acontecerá no período de 12 a 14 de Fevereiro o "Bote fé" em nossa diocese de Caicó. O Ícone e a Cruz da Jornada mundial da juventude 2013 que se realizará no Rio de Janeiro, chegarão a cidade de Currais Novos no dia 12  e seguirá para Caicó onde terá uma grande programação envolvendo toda a diocese e principalmente a Juventude.


PROGRAMAÇÃO DA VISITA

12 DE FEVEREIRO DE 2012: DOMINGO


-CHEGADA DA CRUZ NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS: A DIOCESE DE CAICÓ
PEGARÁ A CRUZ NA CIDADE DE SANTA CRUZ
-15h - Grande acolhida na entrada da cidade
17h – Missa

19h – Bote Fé em Currais Novos: Dj Ângelus e Show com o Ministério de Música Missionário 
Shalom

Após o show, vigília até às 5h da manhã
Saída às 5h da manhã do dia 13/02/2012 para CAICÒ

13 DE FEVEREIRO DE 2012: SEGUNDA-FEIRA
Saída de Currais Novos às 5h da manhã

-ACARI – 05h40min às 06h00min

-JARDIM DO SERIDÓ - 6h30min às 06h50min


-CAICÓ – 07h30min


-Grande acolhida na FAZENDA BELO AMOR (Responsabilidade de Pe. Ivanoff)
. Palavra de Dom Delson
.Animação:
.Testemunho de alguém que conseguiu recuperar-se das drogas através da Fazenda Belo 
Amor

.Pronunciamento sobre o tema focando a realidade dos internos:

TEMA QUE SERÁ ABORDADO: CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS

.9h: CEDUC (Responsabilidade de Pe. Ivanoff)
Milena dos Santos Gomes: Coordenadora

.09:40h: Visita as ALDEIAS INFANTIS SOS(Responsabilidade de Pe. Ivanoff)
Francisco de Assis Santiago Júnior: Diretor

.11:00h: Ida para a PARÓQUIA SANTO ESTEVÃO DIÁCONO com a Missa ao meio-dia

15h : MOSTEIRO DAS CLARISSAS(Responsabilidade de Dalva)
. VIA SACRA

.18h – Saída para a CATEDRAL

.19h: MISSA NA CATEDRAL
.Ministério de Música Diocesano da RCC
.Após a missa, a cruz SEGUE PARA A PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ (Responsabilidade de João 
Braz, Valdete e Danilo) em Caicó para VIGÍLIA até às 6h da manhã com todas as paróquias do 
zonal I

Tema que será abordado: Chega de violência e extermínio de jovens 


- 14 de fevereiro de 2012:
TERÇA-FEIRA

.7h30min: FAVELA FREI DAMIÃO(Responsabilidade de Milagres)

8h15min : PARÓQUIA DE SANTA CRUZ(Responsabilidade de Milagres)

.9h: Visita a PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO(Responsabilidade de Dalva))

10h - PENITENCIÁRIA(Responsabilidade de Pe. Edson),
Veruska Saraiva

Dá acesso de acordo com a necessidade do evento
11h - Visita a PARÓQUIA DE FÁTIMA(Responsabilidade de Dalva)

Permanecendo até às 14h: ENCERRAMENTO com a Palavra de

agradecimento do Bispo Diocesano e Bênção
.Grande mobilização para deslocamento da Cruz

-JUCURUTU – 15h30min
-Grande acolhida na entrada da cidade
-Segue viagem para Assú


-16h: ENTREGA DA CRUZ A DIOCESE DE MOSSORÓ . A DIOCESE DE MOSSORÓ IRÀ
PEGAR A CRUZ NA CIDADE DE JUCURUTU.

Que todos sejam um: Papa pede que fiéis se empenhem pela unidade


Neste domingo 22, às 12h, da janela de seu escritório, no Palácio Apostólico Vaticano, o Papa Bento XVI recitou o Angelus aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. O Papa convidou todos a unirem-se pela Semana de Oração pela Unidade dos Cristãaos, pois este é um desejo do próprio Cristo expresso na oração na vigília de Sua paixão. “Convido cordialmente todos a unirem-se à oração que Jesus dirigiu na vigília de Sua paixão: “Que todos sejam uma coisa só, para que o mundo creia” (Jo 17,21)”, pediu o Papa. Lembrou que o tema da Semana de Oração deste ano foi formulado a partir da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, nosso Senhor (cfr 1 Cor 15,51-58). “Somos chamados a contemplar a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte, isto é, Sua ressurreição, como um evento que transforma radicalmente aqueles que crêem Nele e se abrem ao acesso a uma vida incorruptível e imortal. Reconhecer e acolher a força transformadora da fé em Jesus Cristo sustenta os cristãos também na busca da plena unidade entre eles”, enfatizou o Papa. Para o Santo Padre, a verdadeira vitória pode ser alcançada somente se acompanhada por uma profunda transformação interior. “Nossa busca por unidade pode ser conduzida de maneira realista se a mudança vier, antes de tudo, de nós mesmos, se deixamos Deus agir, se nos deixamos transformar pela imagem de Cristo, se entramos na vida nova em Cristo, que é verdadeira vitória”, destacou.
A unidade visível de todos os cristãos, recorda Bento XVI, é sempre obra que vem do alto, de Deus, obra que pede a humildade de reconhecer nossa fraqueza e de acolher o dom.“Porém, vale usar uma expressão que o próprio Beato João Paulo II usava: cada dom se torna também um empenho. A unidade que vem de Deus exige, portanto, o nosso empenho cotidiano de nos abrir uns aos outros na caridade”, reforçou o Pontífice. Semana de Oração pela Unidade dos Cristão. Há muitas décadas, a Semana de oração pela unidade dos cristãos constitui um elemento central na atividade ecumênica da Igreja. O Santo Padre afirmou que o tempo dedicado à oração para a plena comunhão dos discípulos de Cristo permitirá compreender mais profundamente a transformação pela vitória de Cristo, pela potência de Sua ressurreição.
Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

São Sebastião

  
20 de janeiro 
São Sebastião
A reprodução do martírio de São Sebastião, amarrado a uma árvore e atravessado por flechas é uma imagem milhares de vezes retratada em quadros, pinturas e esculturas, por artistas de todos os tempos. Entretanto, nem todos sabem que o destemido Santo não morreu daquela maneira. O suplício das flechas não lhe tirou a vida, resguardada pela fé em Cristo. Vejamos como tudo aconteceu. 

Sebastião nasceu em Narbônia, na Gália, atual França, mas foi criado por sua mãe em Milão, na Itália, de acordo com os registros de Santo Ambrósio. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e protetor ativo dos cristãos.
 

Ele fazia tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio foram convertidos por ele. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve então, que comparecer ante ao imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento.
 

O imperador da época era ninguém menos que o sanguinário Diocleciano, que lhe dispensara admiração e confiara nele, esperando vê-lo em destacada posição no seu exército, numa brilhante carreira e por isso considerou-se traído. Levado à sua presença, Sebastião não negou sua fé. O imperador lhe deu ainda uma chance para que escolhesse entre sua fé em Cristo e o seu posto no exército romano. Ele não titubeou, ficou mesmo com Cristo. A sentença foi imediata: deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas.
 

Após a ordem ser executada, Sebastião foi dado como morto e ali mesmo abandonado, pela mesma guarda pretoriana que antes chefiara. Entretanto, quando uma senhora cristã foi até o local à noite, pretendendo dar-lhe um túmulo digno encontrou-o vivo! Levou-o para casa e tratou de suas feridas até vê-lo curado.
 

Depois, cumprindo o que lhe vinha da alma, ele mesmo se apresentou àquele imperador anunciando o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo e censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo e irado com tamanha ousadia, o sanguinário Diocleciano o entregou à guarda pretoriana após condena-lo, desta vez, ao martírio no Circo. Sebastião foi executado então com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288.
 

Os algozes cumpriram a ordem e, para evitar a sua veneração, foi jogado numa fossa, de onde a piedosa cristã Santa Luciana o tirou, para sepulta-lo junto de São Pedro e São Paulo. Posteriormente, em 680, as relíquias foram transportadas solenemente para a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, construída pelo imperador Constantino. Naquela ocasião em Roma a peste vitimava muita gente, mas a terrível epidemia desapareceu na hora daquela transladação. Em outras ocasiões foi constatado o mesmo fato; em 1575 em Milão, e em 1599 em Lisboa, ambas ficando livres da peste pela intercessão do glorioso mártir São Sebastião
 

No Brasil, diz a tradição, que no dia da festa do padroeiro, em 1565, ocorreu a batalha final que expulsou os franceses que ocupavam a cidade do Rio de Janeiro, quando São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os invasores franceses calvinistas.
 

Ele é o protetor da Humanidade, contra a fome, a peste e a guerra e é claro do cartão postal do Brasil, a cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Bote Fé em Natal inaugura Central em Shopping



Dezenas de pessoas compareceram à inauguração oficial da “Central Bote Fé”, no Natal Shopping, na noite de ontem, quinta-feira. O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo; o Presidente do Regional Nordeste 2 e bispo da Diocese de Palmares (PE), Dom Genival Saraiva de França; o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, Padre Carlos Sávio Ribeiro; e o coordenador do Setor Juventude, na  Arquidiocese de Natal, Padre Murilo Paiva, também compareceram à inauguração, que foi animada pela Banda Solideo. Na ocasião, falando aos presentes, Dom Matias conclamou a todos a acreditar na juventude: “Acreditemos no Bote Fé, acreditemos e tenhamos esperança na juventude”. O assessor da CNBB, Padre Sávio Ribeiro, lembrou que o Bote Fé, em Natal, não se resumirá ao show, durante o qual será gravado o DVD em preparação à Jornada Mundial da Juventude. “Será uma programação intensa, durante três dias. Por isso, pedimos a todos que divulguem a programação do Bote Fé”, disse o assessor. Para Dom Genival França, a peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, tem sido uma experiência significativa para as Dioceses do Regional Nordeste 2. “Os depoimentos de bispos e de outras pessoas têm sido muito positivos, em uma perspectiva de oração e de testemunho da caridade pastoral. Sabemos de relatos de visitas dos símbolos a instituições como hospitais, presídios e asilos, onde as pessoas ficaram muito tocadas. A passagem dos símbolos tem deixado frutos de evangelização”, destacou o Presidente do Regional. Enquanto acontecia a inauguração da Central, várias pessoas aproveitavam para comprar o ingresso para o show da gravação do DVD, que será realizado dia 10 de fevereiro. Vanessa Rocha, da Paróquia do Beato André de Soveral, de Emaús, foi uma das que comprou o ingresso e disse estar ansiosa pela chegada do Bote Fé. “Tenho certeza de que será um momento de muita espiritualidade. Estou ansiosa, especialmente, para ver o Padre Fábio de Melo cantar”. Além do show, Vanessa disse que participará da vigília, que acontecerá durante toda a noite do sábado, dia 11, no Monumento dos Mártires, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. A Central Bote Fé funciona no piso superior do Natal Shopping, diariamente, das 9h às 22 horas.
Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jovens criam site "catecismo Jovem"


Cinco seminaristas da arquidiocese de Florianópolis (SC), ao ter o primeiro contato com o YouCat (site católico que os jovens de todo o mundo comunicam criativamente sobre a sua fé), pensaram e desenvolveram o site “catecismojovem.com.br”, que busca convergir as redes sociais (blog, twitter, facebook) e espaços do Catecismo Jovem, já utilizados.
“Para a criação desse site, nós nos inspiramos em algumas palavras do Santo Padre, o papa Bento XVI, no ato de lançamento do Youcat, como por exemplo, quando o papa diz que devemos formar grupos de estudo nas redes sociais. ‘Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé’, disse o papa. Então, atendendo a este convite e ordem do Papa, resolveram criar um blog, twitter, facebook e orkut, para divulgar e motivar estudos do Catecismo Jovem na internet, e incluir tudo numa só página, foi aí que surgiu o Catecismo Jovem”, disso um dos criadores do site, Guilherme Pontes. O projeto se expandiu rapidamente pela internet e atualmente conta com 40 colaboradores de todo o Brasil, que auxiliam na divulgação de matérias, na produção dos conteúdos e na parte operacional das redes sociais.O blog trás diariamente temas de formação, baseados no YouCat. Já o site, traz matérias sobre a utilização do YouCat, informações sobre a Igreja, além de todas as redes sociais do projeto. O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, enviou uma mensagem aos seminaristas, parabenizando pelo trabalho desenvolvido. Disse o arcebispo: “Parabéns turma do Catecismo Jovem. Gosto do que vocês fazem. Continuem firmes! A boa semente, um dia, brotará”, afirmou dom Odilo Scherer por meio de seu twitter. Outras informações estão disponíveis no site www.catecismojovem.com.br

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Paroquia realiza cerco de jericó



“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)
Este é o convite que o Senhor faz a cada um, e neste período de 16 a 22 deste, nossa paroquia está realizando o cerco de jericó, 7 dia e seis noite de adoração ao santissimo sacramento. venha participar e adorar o nosso rei e Senhor.


A ORIGEM DO CERCO DE JERICÓ

De onde veio a inspiração paro o “Cerco de Jericó”? No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6). O Santo Padre João Paulo II devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim. Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.” No dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o Terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.” Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a Monsenhor Stefano Barata, bispo de Czestochowa e Presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele alegrou-se com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome de “Congresso”, para maior facilidade na sua organização. Então, deu-se o nome de “Cerco de Jericó” a esta iniciativa. O padre-diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos para a visita do Santo Padre. Dizia ele: “Seria melhor em abril.” “Mas a Rainha do Céu deu ordens para se organizarem esses Rosários permanentes na primeira semana de maio”, respondeu o Sr. Anatol. O padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações. A Santíssima Virgem sabia bem que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria. E, logo a seguir, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966. Consternação geral em toda a Polônia! O Papa não poderia visitar a sua Pátria.
Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o “assalto” de Rosários. E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram “as muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o “seu” Santo Padre, numa alegria indescritível! No dia de 10 de junho, João Paulo II terminava a sua peregrinação, consagrando, com todo Episcopado polonês, a nação polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos em Blonic Kraskoskic. Foi a apoteose! Depois dessa estrondosa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em viagem apostólica. “O Rosário tem um poder de exorcismo”, dizem os nossos amigos da Polônia, “ele torna o demônio impotente.” Por ocasião do atentado contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo um formidável “assalto” de Rosários e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Mais uma vez, as muralhas de ódio de Satanás se abatiam diante do poder da Ave-Maria. Em várias partes do mundo estão sendo realizados agora Cercos de Jericó. A 2 de fevereiro de 1986, aquela mesma alma privilegiada recebia outra mensagem da Rainha Vitoriosa do Santíssimo Rosário: “Ide ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra e à Alemanha para salvar o que ainda pode ser salvo.” Nossa Senhora pede que se organizem os Rosários permanentes e os Cercos de Jericó, se queremos ter certeza da vitória.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quatro frades capuchinhos serão ordenados neste sábado

Os freis capuchinhos Heleno Januário, Edvan Santos, André Soares e Rufino Pinheiro, serão ordenados presbíteros neste sábado em Caruarú-PE, no convento dos frades capuchinhos - Paroquia Coração Eucarístico.às 14h. Abaixo, fotos do convento.








Curso de formação litúrgica para o Nordeste é realizado em Crato


Acontece no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, na diocese de Crato (CE), o Curso de Formação Litúrgica para o Nordeste do Brasil, comumente conhecido como “Nordestão de Liturgia”.
São cerca de 153 participantes, provenientes de seis estados do nordeste, refletindo sobre a liturgia e objetivando construir, como discípulos missionários de Jesus, um saber teológico-litúrgico, a partir de suas práticas celebrativas. O curso acontece em três etapas, uma a cada ano, com duração de aproximadamente duas semanas, e reúne leigos, religioso, seminaristas e padres. Este ano 67 pessoas fizeram a inscrição na 1ª etapa, 48 na segunda etapa e 38 na terceira; a previsão é de que os estudos se estendam até o dia 21 de janeiro. Este Nordestão é assessorado por dom Fernando Panico, bispo de Crato (CE), padre Hernaldo Pinto Farias, assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Marcelino Sivinski; frei Faustino Paludo; padre Joaquim Ivo, Marly Gondim, padre Josenildo Nunes, padre Ricardo Sales, padre Wesley, padre Eliomar Ribeiro, padre Alberto Reani, padre Jonilson e irmã Annete. A metodologia destes dias de formação privilegia a mistagogia a partir do rito celebrado, marcado pela participação na construção do conhecimento em mutirão, onde todos partilham suas experiências e descobertas, na celebração do Mistério Pascal acontecendo na história. A coordenação do curso também esteve reunida para tratar da liturgia do 13º Intereclesial das CEBs, que acontece em 2014, em Crato.

Fonte: CNBB

São Bernardo


12 de janeiro

O santo de hoje nasceu no ano de 1605 em Corleone, Sicília, na Itália. Como é belo poder perceber o testemunho de hoje! Como a misericórdia de Deus fez maravilhas a partir do arrependimento! São Bernado foi crescendo numa vida longe do relacionamento com Deus e com a Igreja. Logo, distante de si e do amor aos irmãos, o orgulho foi tomando conta do seu coração. Então, decidiu entrar para a vida militar; não para servir a sociedade, mas para dominá-la. De fato, ele estava longe de Deus. Resultado: numa das muitas discussões que viraram briga, ele acabou num duelo, ferindo de morte um companheiro seu da vida militar. Foi neste momento trágico de sua história que ele abriu o coração para Deus, pois sua consciência foi pesando. Embora ele tenha fugido e recorrido a um chamado “direito de asilo”, não foi preso, mas estava preso a uma vida de pecado. Quem poderia resgatá-lo? Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado que veio nos assumir na nossa fragilidade e nos revelar este amor que redime, que salva e é a nossa esperança. Assim, arrependeu-se e começou a busca de uma vida em Deus, uma vida de Igreja, sacramental. Discerniu um chamado à vida religiosa, buscou a família franciscana e ali tornou-se irmão religioso, fiel às regras. De fato, se antes expressava arrogância, agora comunicava paz, penitência, luta contra o pecado.Ele foi se santificando também no serviço ao próximo. "Santidade sem serviço aos outros pode ser apenas um ideal, mas, no concreto, esta luta, este bom combate é para sermos melhores em Deus, melhores uns para os outros". Religioso, capuchinho, modelo de vida na pobreza, na castidade e na obediência. Este santo do século XVII nos convida, neste novo milênio, a sermos sinais no poder que a misericórdia divina tem de, com a nossa ajuda e nosso sim, fazer-nos santos.
São Bernardo, rogai por nós!