Histórico


Matriz antiga


ORIGEM À DEVOÇÃO A NOSSA SRA. DOS AFLÍTOS
(Jardim de Piranhas-RN)

Conta-se que vinha três vaqueiros com uma maromba de gado, percorrendo uma estrada que lhes permitia chegar ao rio Piranhas. Ali chegando, depararam-se com uma grande quantidade d`água descendo rio abaixo. E que aumentava cada vez mais. Sentindo que a viajem não podia prosseguir, um dos vaqueiros disse para os outros ser melhor acampar, já que o rio não dava passagem. Entretanto, os outros vaqueiros não concordaram com a idéia, e resolveram ir adiante, mesmo sabendo dos perigos que podiam enfrentar, disseram ao companheiro que iriam atravessar o rio a qualquer custo, pois precisavam entregar o rebanho de gado no menor tempo possível. O vaqueiro, que não concordava com a idéia dos companheiros disse: - mesmo que as águas do rio dêem passagem, acho muito arriscado. Vejo que estão ficando cada vez mais fortes, e fui sabedor que nelas encontram-se grandes cardumes de piranhas. Ainda assim os outros não concordaram. Contra a vontade do companheiro, juntaram o gado e tangeram em direção às águas do rio. Quando chegaram no meio dele, aconteceu o esperando: as águas caudalosas começaram a arrastar todos para o fundo, descendo rio abaixo. O vaqueiro que discordara dos companheiros, cansado de tanto lutar contra a fúria das águas e quase se afogando, agarrou-se a alguns galhos que vieram a tona e, olhando para o céu , fez uma prece: pediu a Nossa Senhora que lhe valesse naquele momento de aflição, fazendo com que ele, o rebanho e seus companheiros fossem salvos. Caso a prece fosse ouvida, prometeu erguer uma capela em sua homenagem. Para sua surpresa, logo viu o rebanho e seus companheiros chegando a outra margem do rio. Juntando-se a eles, contaram o rebanho e não faltou nenhuma cabeça. O rebanho estava completo! Relatou então aos companheiros a prece que tinha feito a Nossa Senhora e, mediante o acontecido, restavam-lhes agora cumprirem juntos a promessa.
   Tangeram o gado com o propósito de que no local onde o rebanho parasse, fosse erguida a capela. O rebanho parou onde hoje encontra-se a Igreja Matriz, por volta de 1710. Fizeram o rodeio e um deles foi procuram o proprietário das terras para contar-lhe o milagre acontecido e receber a permissão para erguer a capela. Encontrou-se com Margarida Cardoso que, além de lhes conceder a permissão, ajudou-lhes no cumprimento da promessa, facilitando-a por todos os meios que estavam ao seu alcance. Foi organizado uma espécie de mutirão, onde um grupo de pessoas, a partir daquele momento, começou a construir a pequena Capela. Ficou combinado entre eles que, meses depois, a própria Margarida Cardoso enviaria aos brejos (naquele tempo chamados de Cariris) uma tropa de burros com alguns vaqueiros para trazer a imagem de Nossa Senhora para a Capela. A expedição foi chefiada por Joaquim Rodolfo de Paula, único homem que gozava da confiança de Margarida. Num dos burros foi preparado um baú, chamado de caçuá, onde seria colocada a imagem. Esse caçuá era devidamente forrado com tecido para dar maior proteção a imagem durante a viajem. Demoraram nessa empreitada mais ou menos um mês. Assim que chegou, a imagem foi levada a casa de margarida Cardoso, sendo por ela recebida com muita alegria. Conta-se que quando Margarida abriu o baú, achou a imagem tão bela, que num gesto de gratidão, ofertou-lhe suas jóias (uma volta e um par de brincos, chamados de brasileiras). Dias depois a imagem foi conduzida até a Capela, onde ficaria sob a veneração de todos. Pelo fato do milagre ter acontecido num momento de aflição, a imagem recebeu o título de Nossa Senhora dos Aflitos.

(Fonte: ARAÚJO, Alcimar, SALES, Erivan, MACARIO, José, Jardim de Piranhas – ontem e hoje, 1994, pag. 11-12).



CRIAÇÃO DA PARÓQUIA


A Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos – Jardim de Piranhas/RN, foi criada em 09 de novembro de 1966, por Dom Manuel Tavares de Araújo, 3º Bispo de Caicó, desmembrada da paróquia de Sant`Ana - Caicó. Em 08 de agosto de 2009, foi entregue aos cuidados pastorais dos Frades Menores Capuchinhos da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil com sede em Recife-PE. O município de Jardim de Piranhas possui uma população de 13.719 habitantes, destes,10.289 vivem na sede da cidade e 3.430 vivem na zona rural. Está localizada na Micro-Região do Seridó Oriental, Estado do Rio Grande do Norte, com cerca de 374 km² de área, segundo o IBGE, 2008 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E faz parte da Diocese de Caicó-RN.

Presbitério da Matriz
Matriz atual