segunda-feira, 28 de maio de 2012

Frei Damião – fase diocesana concluída



Um passo importante rumo à beatificação e canonização do Frei Damião de Bozzano foi dado ontem, 27. Reunido com milhares de fiéis, que vieram de todas as partes de Pernambuco e do Brasil para lembrar os 15 anos da morte do capuchinho, uma comissão formada por freis da Ordem dos Capuchinhos de Pernambuco e do Vaticano concluiu a fase diocesana para beatificação e canonização do frei.
Com isso, documentos pessoais, religiosos, escolares, sermões, testemunhas das pessoas que conviveram com o católico, pareces e relatos de milagres foram recolhidos e colocados numa caixa. Ontem, a conclusão do processo se deu no convento da Ordem dos Capuchinhos, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Os documentos do católico foram assinados, carimbados e lacrados para serem enviados ao Vaticano, na Itália.
Naquele país, de onde frei Damião era natural, uma comissão analisará a documentação e, num prazo de dois anos, responderá se o frei será considerado beato ou não. Uma vez declarado beato, frei Damião poderá se consagrar santo se durante a sua beatificação um novo milagre surgir. A previsão, segundo a Ordem dos Capuchinhos, é que a caixa com toda a documentação de frei Damião chegue ao Vaticano no dia 26 de junho.
Segundo um dos freis responsáveis pelo processo de canonização, Jociel Gomes, a esperança é grande que o frei seja proclamado beato e logo depois santo. Isso porque, o católico tinha uma característica salutar que poderá ajudar no processo. “Um aspecto importante a ser considerado era a forma de santidade dele. Foram 66 anos de missões pelo Brasil. Ele escutava as dores das pessoas e gostava de ajudar”.
Processo de beatificação e canonização à parte, para os fiéis que se dirigiram, ontem, ao convento para homenagear o frei, independente da resposta do Vaticano, frei Damião já é considerado santo. A enfermeira aposentada Maria José Nunes, 61, concorda com isso. A senhora reverenciou o momento de ontem por um motivo em especial. Através de um milagre, segundo ela, atribuído a frei Damião, uma doença que parecia não se curar, curou.
Logo, o momento foi para agradecer a graça alcançada, pedir a paz para o mundo e depositar os seus votos de confiança quanto a santidade do Frei. “Há 15 anos, eu tinha um câncer de mama. Pedi ao frei para que eu me curasse e hoje estou curada. Hoje (ontem), estou vindo para agradecer e pedir por paz no mundo, pois perdi um irmão devido a um assalto. Não tenho dúvidas que ele será considerado santo”, falou Maria, emocionada.
“Acho que ele (Frei Damião) já deveria ter sido canonizado pela humildade e pelas atitudes dele na terra”, acrescentou a aposentada Cleonice Calumbi, 70, enquanto relembrava os momentos que acompanhava o frei durante as missões em Limoeiro, no Interior do Estado. A ce­lebração de ontem terminou com uma missa solene de Pentecostes, realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Reportagem: Anderson BandeiraFoto: Peu RicardoFonte: Folha de Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário