quinta-feira, 21 de julho de 2011

Centro de Documentação e Memória completa 10 anos zelando pela história do Santuário Nacional de Aparecida



Fundado em 8 de outubro de 2001, o CDM – Centro de Documentação e Memória Padre Antão Jorge completa 10 anos no próximo mês de outubro. O departamento tem a responsabilidade de zelar pela história do Santuário Nacional, informou o Portal A12 este 19 de julho.

O CDM conta com um repleto acervo de documentos, fotos e outros materiais que contam a história da devoção à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Localizado na Torre Brasília, no Santuário, o local serve como fonte para pesquisas de muitos estudiosos que precisam conhecer melhor a história de Nossa Senhora Aparecida e seu Santuário.

De acordo com Dorothéa Barboza, a coordenadora do local, em declarações reunidas pelo portal A12.com, o CDM está atento à todo o documento que faça referência ao Santuário da Mãe Aparecida.

“Tudo que é produzido pelo Santuário, ou sobre ele, procuramos arquivar. Temos aqui infinitos documentos, como o Decreto da Rosa de Ouro, fotos desde 1904 quando da Coroação de Nossa Senhora, além de plantas da Basílica, projetos do Artista Plástico Cláudio Pastro, filmes de rolo da época em que Nossa Senhora foi proclamada Padroeira do Brasil e negativos de vidro das décadas de 50 e 60. 

“Atendemos vários pesquisadores, além é claro, de estudantes que passam por uma triagem e procuram informações para trabalhos de faculdade”, afirmou a encarregada do CDM.

Toda documentação arquivada passa por um tratamento especial. As fotos e documentos passam por higienização e ficam em local climatizado para que não sofram danos.

“A temperatura e a umidade do ar são controladas a cada duas horas. Todo cuidado é tomado para que nossa documentação não sofra algum tipo de dano”, ressaltou Dorothéa.

Prestes a completar 10 anos, o CDM ganhou espaço também no site do Santuário Nacional. Os devotos de todo Brasil podem conhecer um pouquinho mais sobre a história da Casa da Mãe acessando o portal 


Fonte: acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário