segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo!!!


Todo dia é ano novo
Entre a lua e as estrelas
num sorriso de criança
no canto dos passarinhos
num olhar, numa esperança...
Todo dia é ano novo
na harmonia das cores
na natureza esquecida
na fresca aragem da brisa
na própria essência da vida.
Todo dia é ano novo
no regato cristalino
pequeno servo do mar
nas ondas lavando as praias
na clara luz do luar...
Todo dia é ano novo
na escuridão do infinito
todo ponteado de estrelas
na amplidão do universo
no simples prazer de vê-las
nos segredos desta vida
no germinar da semente.
Todo dia é ano novo
nos movimentos da Terra
que gira incessantemente.
Todo dia é ano novo
no orvalho sobre a relva
na passarela que encanta
no cheiro que vem da terra
e no sol que se levanta.
Todo dia é ano novo
nas flores que desabrocham
perfumando a atmosfera
nas folhas novas que brotam
anunciando a primavera.
Você é capaz, é paz 
É esperança
Todo dia é ano novo
no colorido mais bel
odos olhos dos filhos seus...
Você é paz, é amora alegria de Deus.
Não há vida sem volta
e não há volta sem vida
no ciclo da natureza
neste ir e vir constante
No broto que se renova
na vida que segue adiante
em quem semeia bondade
em quem ajuda o irmão
colhendo felicidade
cumprindo a sua missão.
Todo dia é ano novo...portanto...feliz ano novo todo dia!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal


Todos os dias temos provas da existência de Deus: a luz do sol, as flores no jardim...mas foi na noite de natal, anos atrás, que Ele se mostrou misericordioso conosco, colocando o Filho de Seu amor entre nós. Por isso espero que essa essência desta chama divina esteja sempre em seu coração e que ela traga um natal de paz e um ano novo de alegrias.
São os votos de todos que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora dos Aflitos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

XI CAPÍTULO PROVINCIAL

Começa hoje em Caruaru-PE o nosso XI Capítulo Provincial (assembleia geral). Nós que fazemos a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, pedimos as orações de todos em prol deste momento tão significativo para a nossa vida. De hoje até o dia 20 tomaremos algumas decisões importantes para a nossa caminhada e elegeremos o novo governo provincial. O Capítulo será presidido pelo definidor geral dos capuchinhos para o Brasil, Frei Sérgio Marcelo Dal Moro.
fonte: PRONEB

domingo, 16 de dezembro de 2012


NOTA DE AGRADECIMENTO
    Venho por meio deste agradecer a todos que colaborarão para que o JARDIM FÉ pudesse acontecer. Agradeço de coração a todos desde o menor para o maior.
    Agradeço também aos coordenadores e aos membros do grupo de jovens Nova Geração pelo bom êxito, não teria acontecido se vocês num tivesse se doado de coração.
   Não posso esquecer-me de agradecer ao comércio de nossa cidade pelas doações, que o Senhor os abençoe e dê tudo em dobro.
    Agradeço também a Banda Cavaleiros de Cristo, e as mulheres que se doaram para fazer as comidas. Também a banda E2 que fez a instalação do som, agradeço pelo trio elétrico , a rádio vale do piranhas FM pela divulgação.
   Por fim, agradeço a todos que participaram. O nosso verdadeiro sentido foi mostrar que podemos ser “santos sem deixar de ser jovens”, o nosso verdadeiro ideal é levar a boa nova para quem precisa e nós mostramos que somos capazes e temos responsabilidade.
  Que o Senhor nos faça discípulos entre todas as nações.
       Graça e Paz!
                         Fraternalmente: Marcelo Soares
“TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE”

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bispos africanos lançam apelo à comunidade internacional pela demarcação de fronteiras

Lodwa (RV) - Os bispos das dioceses das áreas de fronteiriças do Sudão do Sul, Quênia, Uganda e Etiópia, lançaram um apelo em favor da delimitação das fronteiras, com o objetivo de impedir conflitos e se chegar a uma convivência pacífica entre as comunidades limítrofes dos quatro países.

Segundo refere a “Sudan Catholic Radio Network”, o apelo foi lançado por ocasião de uma “Conferência inter-diocesana sobre a Paz e sobre a Evangelização Transfronteiriça” , realizada na diocese de Lodwa, no Quênia.

O Bispo de Lodwa, Dom Dominic Kimengich lançou o apelo à comunidade internacional para que contribuam com a demarcação das fronteiras, com o objetivo de prevenir as tensões e os confrontos entre as comunidades fronteiriças de pastores. Não são raros os ataques de bandos contra rebanhos nos lados das fronteiras, especialmente entre Quênia e Etiópia, o que acaba por provocar mortos e feridos.

O prelado também exortou os responsáveis pela Igreja em trabalhar na construção da paz através da reconciliação das populações a eles confiadas. Já o bispo de Torit, Dom Johnson Akio Mutek, sugeriu o envolvimento dos anciãos dos diversas grupos pastoris para resolver os problemas das fronteiras e diminuir as tensões existentes.

O encontro dos bispos dos 4 nações surgiu da exigência de se chegar a um denominador comum sobre o problema do triângulo de Ilemi, um território de 14.000 km2 entre o Sudão do Sul, o Quênia e a Etiópia. (JE)

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=647417

Tweets do Papa conquistam a rede. Confira

Cidade do Vaticano (RV) – A primeira série de perguntas e respostas entre o Papa Bento XVI e seus seguidores no Tweeter, nesta quarta-feira, suscitou entusiasmo em meio aos usuários. Desde seu primeiro tweet, a conta de Bento XVI na rede social registrou mais um milhão de seguidores e neste momento conta mais de 33 mil em língua portuguesa.

Em sua primeira mensagem sobre a fé publicada no Twitter, Bento XVI convidou seus interlocutores a estarem mais atentos aos necessitados.

Nos últimos dez dias, Bento XVI recebeu diversas perguntas sobre a fé, enviadas ao ‘hashtag’ #askpontifex. Respondendo à questão ‘Como podemos viver melhor o Ano da Fé no nosso dia a dia?’, Bento XVI escreveu: “Dialoga com Jesus na oração, escuta Jesus que te fala no Evangelho, encontra Jesus que está presente nas pessoas que passam necessidade”.

Em outro ‘tweet’, o Papa diz: “A pessoa crente nunca está sozinha. Deus é a rocha segura sobre a qual construir a vida e o seu amor é sempre fiel” - escreveu o Papa em resposta à questão “Como viver a fé em Jesus Cristo num mundo sem esperança?”.

Bento XVI respondeu ainda a um seguidor que lhe pediu “sugestões para conseguir orar mais quando estamos tão ocupados com as solicitações de trabalho, da família e da sociedade”.

“Oferece tudo o que fazes ao Senhor, pede a sua ajuda em todas as circunstâncias da vida e lembra-te de que Ele está sempre ao teu lado” - escreveu.

Os breves textos, de no máximo 140 caracteres, são publicados em inglês, espanhol, italiano, alemão, polonês, árabe, francês e português.

Inicialmente, os ‘tweets’ são lançados às quartas-feiras, dia da audiência semanal, mas com o passar do tempo serão mais frequentes.
(CM)

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=647141

sábado, 8 de dezembro de 2012

17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária

Brasília (RV) - Teve início nesta quinta-feira, a 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Trata-se do momento que os coordenadores estaduais da Obra se encontram para avaliar as atividades realizadas durante o ano e planejar os trabalhos e ações de 2013. Dois eventos significativos norteiam a Assembleia deste ano: os 170 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária no mundo (1843-2013), e a Jornada Nacional da Obra que terá início na abertura das celebrações dos 170, em maio do próximo ano, e deverá integrar o calendário de atividades da IAM no Brasil, conforme explica o Secretário nacional da Obra, Padre André Luiz de Negreiros. “Vamos celebrar os 170 anos da IAM. Para isso já pensamos uma série de atividades e materiais. 

A abertura das celebrações acontecerá com a Jornada Nacional da Infância no último domingo de maio de 2013 e a partir daí todos os anos celebraremos esse evento”, disse o secretário. De acordo com Padre André, a celebração dos 170 anos da IAM será realizada de maneira descentralizada, ou seja, pelos grupos espalhados por todo o Brasil. Os materiais e subsídios de apoio como cartaz, logomarca, tema e lema, roteiros de celebração e, o lenço e escudo (símbolos da Obra) começarão a ser enviados assim que alguns detalhes forem definidos na Assembleia Nacional. 

A proposta das Pontifícias Obras Missionárias é que os regionais façam, durante a celebração do Ano da IAM, minicongressos diocesanos ou com o agrupamento de dioceses vizinhas. A Jornada, por sua vez, o segundo ponto de destaque nesta edição da Assembleia Nacional da IAM, terá o objetivo de consagrar as crianças de todo o Brasil aos cinco continentes. “No próximo ano as consagraremos ao continente americano e, nesta Assembleia Nacional da IAM, nós escolhemos o tema e o lema e o continente que será consagrado no ano seguinte”, explicou padre André. O Congresso Americano da IAM que acontecerá em 2014, em Aparecida (SP), evento para assessores da IAM, será o desfecho das celebrações dos 170 anos da Obra. (SP)
fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=645444

Bento XVI: Apelo em favor das Filipinas

Cidade do Vaticano (RV) - Depois da oração mariana do Angelus, o Papa saudou em várias línguas os fiéis presentes na Praça São Pedro.

Bento XVI fez o seguinte apelo: "Desejo assegurar a minha proximidade às populações das Filipinas atingidas nos últimos dias por um violento furacão. Rezo pelas vítimas, por suas famílias e pelos muitos deslocados. A fé e amor fraterno sejam a força para enfrentar essa difícil situação."

O Santo Padre saudou os membros da Ação Católica Italiana que hoje renovam sua adesão e decisão de responder ao chamado à santidade e corresponsabilidade com os Pastores na Nova Evangelização. 

O Papa saudou também os membros do Movimento dos Trabalhadores Cristãos e o grupo de oração do Instituto Dermatológico da Imaculada, em Roma, e auspiciou que possam ser solucionados os problemas que várias instituições católicas enfrentam no campo da saúde. (MJ)
http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=645867

Bento XVI na Praça de Espanha: "Maria nos ensina a ouvir a voz de Deus que fala no silêncio"

Roma (RV) - Bento XVI conduziu, na tarde deste sábado, o ato de veneração à Virgem Maria, na Praça de Espanha, em Roma, na Solenidade da Imaculada Conceição.

O Papa manifestou sua alegria de se reunir com os romanos, peregrinos e visitantes aos pés da imagem da Virgem, "que nos une na fé, neste Ano da Fé vivido por toda a Igreja" – destacou o pontífice.

Detendo-se sobre o Evangelho da Anunciação, o Papa frisou que "o encontro entre o mensageiro divino e a Virgem Imaculada passa completamente despercebido: ninguém sabe, ninguém fala sobre isso. É um evento que, se acontecesse em nossa época, não deixaria traços nos jornais e revistas, é um mistério que se realiza em silêncio. O que é realmente grande passa muitas vezes despercebido e o silêncio se revela mais fecundo que a frenética agitação de nossas cidades, mas que - com as devidas proporções – se vivia também nas cidades importantes como a Jerusalém daquela época".

Bento XVI frisou que muitas vezes "a vida frenética torna-nos incapazes de parar e ouvir o silêncio em que o Senhor faz ouvir sua voz discreta. Maria, no dia em que recebeu o anúncio do Anjo, estava aberta para a escuta de Deus. Nela não há obstáculo, não existe nada que a separe de Deus. Este é o significado do seu ser sem pecado original: seu relacionamento com Deus é livre de falha, não há separação, não há sombra de egoísmo, mas uma perfeita harmonia: o seu pequeno coração humano está perfeitamente centralizado no coração de Deus".

"Vir ao centro de Roma, onde se encontra a imagem de Maria, nos recorda primeiramente que a voz de Deus não se reconhece no barulho e na agitação. O seu projeto em nossa vida pessoal e social não pode ser percebido restando na superfície, mas indo a um nível mais profundo, onde as forças que agem não são econômicas ou políticas, mas morais e espirituais. É ali que Maria nos convida a ir e a nos sintonizar com a ação de Deus" – sublinhou ainda Bento XVI.

O Papa recordou que "a salvação do mundo não é obra do ser humano, da ciência, da técnica, da ideologia, mas vem da Graça, que significa Amor em sua pureza e beleza, é Deus como é revelado na história da salvação narrada na Bíblia e realizada em Jesus Cristo".

Maria é chamada a cheia de graça e com esta sua identidade nos recorda a primazia de Deus em nossa vida e na história do mundo, nos lembra que o poder do amor de Deus é mais forte que o mal e preenche as lacunas que o egoísmo provoca na história das pessoas, das famílias, das nações e do mundo.

Maria Imaculada nos fala da verdadeira alegria que se difunde no coração liberto do pecado. "O pecado traz consigo uma tristeza negativa, que induz a se fechar em si mesmo. A Graça traz a verdadeira alegria que não depende da posse de coisas, mas está enraizada no íntimo da pessoa" – disse ainda o Santo Padre.

O Papa concluiu destacando que "neste tempo de Advento, Maria Imaculada nos ensina a ouvir a voz de Deus que fala no silêncio, a acolher a sua Graça que nos liberta do pecado e do egoísmo, para saborear a verdadeira alegria". (MJ)

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=645867

Reflexão para a Solenidade da Imaculada Conceição

Cidade do Vaticano (RV) - Deus fez o homem á sua imagem e semelhança e quis torná-lo seu interlocutor, apesar de não precisar dele. Contudo o homem, não se reconheceu criatura e se ensoberbou diante dele, querendo ser igual ao Criador. Isso desestabilizou o próprio homem trazendo-lhe profundas frustrações e tornando vazio o seu coração. Não aceitando ser criatura, rompeu, de sua parte, os laços afetivos para com o Pai e para com os demais, sejam seres humanos ou quaisquer outras criaturas.

Mas Deus, que é o Pai, nesse exato momento disse que as coisas não ficariam assim, que Ele iria refazer sua criação e com isso já temos no Gênesis 3, 15 a promessa do Messias, nascido de Mulher, no trecho chamado de Proto-evangelho, isto é, a primeira boa notícia.
Na segunda leitura, extraída da Carta aos Efésios, São Paulo dá um passo avante no que ouvimos durante a leitura do Gênesis. Deus nos dá, em Jesus Cristo, um “upgrade”, pois nele somos adotados como seus filhos. Deus não volta atrás. Ele nos criou para sermos seus filhos, para dialogarmos sempre com Ele. Mesmo com o pecado, Sua força é maior, seu projeto é para sempre, sua misericórdia é eterna!

No Evangelho, o Sim de Maria à proposta de Deus, dá à Humanidade a riqueza do amor de predileção. Esse amor se torna pleno. Maria é a nova criatura, aquela que não rivaliza com Deus, mas se coloca como a humilde serva, a colaboradora, a que se sentiu profundamente amada e por isso quer colaborar, não como retribuição, mas como gesto natural, conseqüência.
Imaculada Conceição, concebida livremente, sem a possibilidade de amarras, de limites, incondicionalmente.

Maria é a primícia da Igreja, o modelo do cristão, da Humanidade Redimida, concebida desde o início no coração de Deus, nascida de seu lado aberto na cruz, banhada em seu sangue.
Que nosso modo de ser transpareça nossa filiação divina, dentro da escola de Maria!
(CAS) 

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=645789

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Anglicanos nomeiam novo representante junto à Santa Sé

Cidade do Vaticano (RV) – O Arcebispo de Nova Zelândia, David Moxon, é o novo representante da Comunhão Anglicana junto à Santa Sé e diretor do Centro anglicano de Roma. A nomeação foi feita pelo atual Primaz anglicano, Rowan Williams.

David Moxon substitui o reverendo David Richardson, que deixará o cargo na Páscoa. O papel de representante junto à Santa Sé – lê-se num comunicado - ''implica a tarefa de manter relações com o Vaticano e com o Papa em nome do Arcebispo de Cantuária e da Comunhão Anglicana, enquanto o Centro Anglicano é como uma embaixada em Roma, que promove a unidade dos cristãos através da hospitalidade, da oração e da educação''.

''Existem poucas pessoas na Comunhão assim tão bem qualificadas para este trabalho como David Moxon”, disse por sua vez Rowan Williams, e ''o Arcebispo desempenhou um grande serviço no diálogo anglicano-católico seja em nível local, seja em nível global''.

Já o Arcebispo Moxon recebeu esta notícia definindo-a “uma oportunidade para empenhar-se num diálogo honesto” entre as duas confissões.

(BF)

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=645321

Audiência: no Advento, ser sinal da ação de Deus no mundo

Cidade do Vaticano (RV) – Como viver o tempo do Advento neste Ano da Fé: este foi o tema da catequese que Bento XVI propôs na Audiência Geral desta quarta-feira, na Sala Paulo VI.

A ação de graças que o Apóstolo Paulo dá a Deus, na Carta aos Efésios, nos introduz a viver o tempo do Advento. O tema deste hino de louvor é o desígnio de Deus para o homem, definido com termos repletos de alegria, de estupor e de agradecimento.

O Apóstolo agradece a Deus porque vê Sua obra na história da salvação, cujo ápice foi a encarnação, a morte e a ressurreição de Jesus, e compreende como o Pai nos escolheu antes da criação do mundo para sermos seus filhos adotivos, em seu Filho Unigênito, Jesus Cristo. O “plano de amor” é definido como “o mistério” da vontade divina, escondido e manifestado em Cristo.

“Queridos amigos, o Advento, o tempo litúrgico que acabamos de iniciar e que nos prepara para o Santo Natal, nos coloca diante do luminoso mistério da vinda do Filho de Deus, ao grande “desígnio de benevolência” com o qual Ele quer nos atrair, para que vivamos em plena comunhão de alegria e de paz com Ele. O Advento nos convida mais uma vez, em meio a tantas dificuldades, a renovar a certeza de que Deus está presente: Ele entrou no mundo, fazendo-se homem como nós, para realizar o seu plano de amor. E Deus pede que também nós nos tornemos sinal de sua ação no mundo. Através da nossa fé, da nossa esperança, da nossa caridade, Ele quer sempre fazer resplender a Sua luz na noite.

Depois da sua catequese em italiano, Bento XVI fez um resumo em várias línguas. Em português, disse:

Queridos irmãos e irmãs, o tempo litúrgico do Advento prepara-nos para acolher e aderir ao grande desígnio de benevolência de Deus, que o Natal de seu Filho, feito homem como nós, coloca diante dos nossos olhos. Tal desígnio não ficou oculto no alto dos Céus, mas Deus, na riqueza do seu amor, fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele, em Cristo por obra do Espírito Santo. Esta comunhão é a realização daquele desejo infinito de plenitude que habita no íntimo do ser humano e o abre para a felicidade eterna. Entretanto, a nossa mente não consegue abarcar completamente este desígnio de benevolência divina, mas pode apenas recebê-lo e acolhê-lo na fé. O ato de fé é a resposta do homem à revelação que Deus Se dignou fazer-lhe, acolhendo na vida o benevolente desígnio que Ele tem para a humanidade e a criação inteira: recapitular tudo em Cristo, reunindo n’Ele o que há no céu e na terra. Amados peregrinos de língua portuguesa, cordiais saudações para todos vós, de modo especial para os fiéis cristãos de Goiânia, invocando sobre os vossos passos a graça do encontro com Deus: Jesus Cristo é a Tenda divina no meio de nós. Ide até Ele, vivei na sua graça e tereis a vida eterna. Sobre vós e vossas famílias desça a minha Bênção”.

(BF)

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=644788