Lodwa (RV) - Os bispos das dioceses das áreas de fronteiriças do Sudão do Sul, Quênia, Uganda e Etiópia, lançaram um apelo em favor da delimitação das fronteiras, com o objetivo de impedir conflitos e se chegar a uma convivência pacífica entre as comunidades limítrofes dos quatro países.
Segundo refere a “Sudan Catholic Radio Network”, o apelo foi lançado por ocasião de uma “Conferência inter-diocesana sobre a Paz e sobre a Evangelização Transfronteiriça” , realizada na diocese de Lodwa, no Quênia.
O Bispo de Lodwa, Dom Dominic Kimengich lançou o apelo à comunidade internacional para que contribuam com a demarcação das fronteiras, com o objetivo de prevenir as tensões e os confrontos entre as comunidades fronteiriças de pastores. Não são raros os ataques de bandos contra rebanhos nos lados das fronteiras, especialmente entre Quênia e Etiópia, o que acaba por provocar mortos e feridos.
O prelado também exortou os responsáveis pela Igreja em trabalhar na construção da paz através da reconciliação das populações a eles confiadas. Já o bispo de Torit, Dom Johnson Akio Mutek, sugeriu o envolvimento dos anciãos dos diversas grupos pastoris para resolver os problemas das fronteiras e diminuir as tensões existentes.
O encontro dos bispos dos 4 nações surgiu da exigência de se chegar a um denominador comum sobre o problema do triângulo de Ilemi, um território de 14.000 km2 entre o Sudão do Sul, o Quênia e a Etiópia. (JE)
fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=647417
Nenhum comentário:
Postar um comentário