sábado, 8 de dezembro de 2012

Bento XVI na Praça de Espanha: "Maria nos ensina a ouvir a voz de Deus que fala no silêncio"

Roma (RV) - Bento XVI conduziu, na tarde deste sábado, o ato de veneração à Virgem Maria, na Praça de Espanha, em Roma, na Solenidade da Imaculada Conceição.

O Papa manifestou sua alegria de se reunir com os romanos, peregrinos e visitantes aos pés da imagem da Virgem, "que nos une na fé, neste Ano da Fé vivido por toda a Igreja" – destacou o pontífice.

Detendo-se sobre o Evangelho da Anunciação, o Papa frisou que "o encontro entre o mensageiro divino e a Virgem Imaculada passa completamente despercebido: ninguém sabe, ninguém fala sobre isso. É um evento que, se acontecesse em nossa época, não deixaria traços nos jornais e revistas, é um mistério que se realiza em silêncio. O que é realmente grande passa muitas vezes despercebido e o silêncio se revela mais fecundo que a frenética agitação de nossas cidades, mas que - com as devidas proporções – se vivia também nas cidades importantes como a Jerusalém daquela época".

Bento XVI frisou que muitas vezes "a vida frenética torna-nos incapazes de parar e ouvir o silêncio em que o Senhor faz ouvir sua voz discreta. Maria, no dia em que recebeu o anúncio do Anjo, estava aberta para a escuta de Deus. Nela não há obstáculo, não existe nada que a separe de Deus. Este é o significado do seu ser sem pecado original: seu relacionamento com Deus é livre de falha, não há separação, não há sombra de egoísmo, mas uma perfeita harmonia: o seu pequeno coração humano está perfeitamente centralizado no coração de Deus".

"Vir ao centro de Roma, onde se encontra a imagem de Maria, nos recorda primeiramente que a voz de Deus não se reconhece no barulho e na agitação. O seu projeto em nossa vida pessoal e social não pode ser percebido restando na superfície, mas indo a um nível mais profundo, onde as forças que agem não são econômicas ou políticas, mas morais e espirituais. É ali que Maria nos convida a ir e a nos sintonizar com a ação de Deus" – sublinhou ainda Bento XVI.

O Papa recordou que "a salvação do mundo não é obra do ser humano, da ciência, da técnica, da ideologia, mas vem da Graça, que significa Amor em sua pureza e beleza, é Deus como é revelado na história da salvação narrada na Bíblia e realizada em Jesus Cristo".

Maria é chamada a cheia de graça e com esta sua identidade nos recorda a primazia de Deus em nossa vida e na história do mundo, nos lembra que o poder do amor de Deus é mais forte que o mal e preenche as lacunas que o egoísmo provoca na história das pessoas, das famílias, das nações e do mundo.

Maria Imaculada nos fala da verdadeira alegria que se difunde no coração liberto do pecado. "O pecado traz consigo uma tristeza negativa, que induz a se fechar em si mesmo. A Graça traz a verdadeira alegria que não depende da posse de coisas, mas está enraizada no íntimo da pessoa" – disse ainda o Santo Padre.

O Papa concluiu destacando que "neste tempo de Advento, Maria Imaculada nos ensina a ouvir a voz de Deus que fala no silêncio, a acolher a sua Graça que nos liberta do pecado e do egoísmo, para saborear a verdadeira alegria". (MJ)

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=645867

Nenhum comentário:

Postar um comentário