Na conferência de imprensa deste sábado às 13 horas, o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, P. Federico Lombardi informou que foi na Congregação desta manhã, os cardeais decidiram que a sua transferência para a Domus Santa Marta na manhã, onde irão ficar alojados durante o período do conclave, será no dia 11, a partir das 7 da manhã, antes de se dirigirem à Basílica de São Pedro para a Missa. Foi também tirado a sorte a atribuição dos quartos para cada cardeal na Casa Santa Marta. Foi ainda decidido que, segunda-feira, 11, às 17.30 terá lugar na Capela Paulina o juramento do pessoal auxiliar do Conclave, que prometerão manter o segredo de tudo o que ali se passar.
Na manhã do dia 12, precedendo o Conclave que inicia à tarde, haverá ainda Congregação dos cardeais e são muitos os que já pediram a palavra para falar daqui até ao última Congregação. Até agora já houve ao todo 113 intervenções, o que não quer dizer que já intervieram 113 cardeais.
Na conferência de imprensa deste sábado foi também anunciado o horário dos diversos dias de conclave. Na terça-feira, primeiro dia, os cardeais sairão de Santa Marta às 15h45 para a Capela Paulina; às 16.30 procissão dali até à Capela Sistina, onde às 16h45 prestam juramento, e a porta será encerrada. Nos outros dias, de forma geral, pequeno almoço entre 6.30 e as 7h30; 7h45 transferência à Capela Paulina, onde concelebrarão a missa entre a 8h15 e as 9h15 e depois vão à Capela Sistina.
Amanhã domingo, dia livre para os cardeais que poderão empregar o tempo como preferirem. Alguns – disse o P. Lombardi - irão celebrar missa nas respectivas Igrejas titulares.
Na Congregação deste sábado de manhã intervieram 17 cardeais e falou-se essencialmente das expectativas em relação ao novo Papa; dos trabalhos da Cúria Romana e da necessidade de a melhorar; e da situação da Igreja em diversas partes do mundo.
fonte: Radio vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário