Com a renúncia de Bento XVI nesta última quinta-feira, 28 de fevereiro, às 20 horas (horário de Roma), a Igreja entrou num estado de Sé Vacante, ou seja, o trono de Pedro está vazio. Durante este período a Santa Sé é administrada pelo cardeal camerlengo, que atualmente é o italiano Tarcisio Bertone, nomeado pelo então Sumo Pontífice Bento XVI, hoje Papa emérito, em abril de 2007.
Até a nomeação do novo sucessor de Pedro, é o cardeal Tarcisio Bertone é quem administra a Câmara Apostólica, exercendo o papel de chefe de Estado. Entretanto, ele não é responsável pelo governo da Igreja Católica, enquanto atitudes próprias do sucessor de Pedro, durante o estado de vacância.
Assim como o brasão do Pontífice, o estilo heráldico do brasão do cardeal camerlengo - brasão da Santa Sé durante a vacância - é único. Além do seu brasão padrão (cardeal), Tarcisio Bertone passa a ter um timbre único em seu brasão: o conjunto formado "umbraculum" (em português, guarda-sol) e as chaves do Vaticano. (Victor Hugo Oliveira)
Fonte: Portal Ecclesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário