segunda-feira, 15 de abril de 2013

Editorial: Sonho que se torna realidade


Cidade do Vaticano (RV) – No próximo dia 12 de abril teremos a marca de 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Um Papa pensou e criou este evento católico que move milhões de jovens, o Beato João Paulo II; outro Papa deu sequência à intuição do seu predecessor e continuou a grande peregrinação pelo mundo, o Papa emérito Bento XVI; e agora a realização do sonho brasileiro de uma Jornada terá como protagonista o Papa latino-americano, Francisco, que recolherá ao seu redor o entusiasmo de milhões de jovens de todas as partes do mundo para confirmá-los na fé.

É verdadeiramente um sonho que se realiza, que se transforma em realidade para quem hoje constroi este evento; falo da Arquidiocese do Rio, com o seu Arcebispo Dom Orani João Tempesta, em primeiro lugar; e da CNBB, que vislumbraram a importância de um encontro como o Papa em nosso país, um país jovem, onde a juventude tem sede e fome de Deus.

Os dias se passaram e passam ainda em direção a essa grande aventura juvenil brasileira. No ano passado Bento XVI já na sua mensagem para 28ª Jornada Mundial da Juventude, que será precisamente no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, evidenciava a confiança que o Papa e a Igreja têm na juventude e apelou mais uma vez para que os jovens coloquem seus talentos o serviço do Evangelho, uma tarefa muito especial – sublinhou o Santo Padre – “para os jovens da América Latina”. Sim porque os jovens no nosso subcontinente são a maioria da população, portanto, uma força importante para a Igreja e a sociedade.

“Ide e fazei discípulos entre as nações!”, tema da Jornada, é a grande tarefa que se coloca nas mãos dos nossos jovens, os mesmos jovens, que em todos os lugares do planeta se preparam para o grande encontro no Rio.

Fotografia dessa preparação é a alegria demonstrada pela passagem dos símbolos da Jornada pelas dioceses do Brasil. Os eventos do Bote Fé já são expressão daquela fé juvenil brasileira que não fenece, mas que se deseja sempre mais e mais. De uma fé cheia de compromisso que não termina no domingo, mas que continua na segunda, terça, quarta..., enfim. É a fé do compromisso com Aquele que dá sentido à vida, Jesus Cristo.

São muitos aqueles que vêem nos nossos jovens só fogo de palha, mas o olhar dessas pessoas termina exatamente quando os jovens estão iniciando. Os jovens são um dom precioso para a sociedade. Não podemos permitir que eles se deixem vencer pelo desânimo diante das dificuldades e não se entreguem às falsas soluções, que com freqüência se apresentam como o caminho mais fácil para superar os problemas.

A presença dos jovens dentro da Igreja e da sociedade é a certeza do futuro, disse Bento XVI, de um futuro cheio de perguntas e inquietações, mas com uma certeza... Cristo não os abandona... e o convite do Beato João Paulo II torna-se então cada vez mais atual; “Não tenham medo de abrir-se a Cristo, só ele pode dar sentido às suas vidas”. E agora Papa Francisco reafirma aos jovens e a todos os cristãos: “jamais sejam homens e mulheres tristes: um cristão jamais pode sê-lo! Jamais se deixem desencorajar! E, por favor, não deixem roubar a esperança de vocês!”
Será o Cristo Redentor com seus braços abertos sobre o Rio e sobre o Brasil, o símbolo eloquente desse convite: seus braços abertos são o sinal da acolhida que o Senhor reservará a todos quantos forem até Ele.

A Jornada Mundial da Juventude, cuja contagem regressiva para nós brasileiros começou no exato momento em que Bento XVI anunciou ao mundo em Madri, em agosto de 2011 que seria o Rio de Janeiro a próxima sede do grande evento, é a resposta evidente que quando as pessoas se unem, quando os jovens se unem num ideal, podem transformar situações e eventos em algo que dá esperança e torna perceptível o que é ter fé e acreditar num Deus que é Pai e Irmão.

A Igreja olha para os jovens com esperança, tem confiança neles e os encoraja a procurarem a verdade, a possuírem perspectivas abertas sobre o mundo e olhos capazes de verem “coisas novas”. A Jornada do Rio certamente será um olhar novo, num mundo de jovens. (Silvonei José)

  Fonte: Radio Vatican

Nenhum comentário:

Postar um comentário