segunda-feira, 3 de outubro de 2011

4 de Outubro, dia de São Francisco de Assis



São Francisco, viveu de 1181 a 1226. Chamado de "O Pobre Homem" "Il poverello" . Nascido em Assisi, na Itália e filho de Pedro Bernadone, um rico comerciante de sedas , Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis. Em 1202 ele foi convocado e foi para a guerra e foi tomado prisioneiro. Em 1205  voltou a Assis, teve uma visão do Crussificado o que fez com que deixasse tudo para seguir o Cristo pobre e humilde, foi denunciado pelo pai como um lunático. Francisco foi para igreja de São Damiao que estava quase em ruínas e a reparou com a ajuda de amigos e seguidores. Na Porciuncula, uma pequena capela dedicou-se ao cuidado dos pobres. Em 1209 fundou a Ordem dos Franciscanos. Em 1210 recebeu a aprovação do papa Inocencio III, numa dramática audiência papal. Santa Clara também de Assis passou a segui-lo em 1212 e fundou a ordem das Clarissas. Francisco tentou ir para a Síria e Marrocos de 1212 a 1214 mas não conseguiu . Indo em missão ao Egito pregou para o Sultão Malik al-Kamil em Damietta. O Sultão reconhecendo Francisco como um homem santo não permitiu que ninguém o prendesse.  Em 1223 Francisco construiu um pequeno presépio vivo. Em 17 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alverne recebeu os estigmas. Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro em Assis e foi canonizado em 1228. 
A primeira regra de São Francisco é a pobreza. Se você ver um relógio no pulso de um franciscano pode saber: não é dele, é da ordem. Eles não podem possuir nada. São Francisco deu tudo que tinha e amava todas as criações de Deus e tinha um grande amor a natureza e é o padroeiro da Ecologia. Seu amor valeu a ele a conhecida oração "Cântico das Criaturas" e Irmão Sol".
Foi o primeiro santo a receber os estigmas.

 Como São Francisco amansou um lobo feroz
Quando São Francisco morava na cidade Gubbio, apareceu na comarca um grande lobo, terrível e feroz não só devorava os animais mas também atacava os homens ao ponto de que estavam todos aterrorizados, porque varias vezes o lobo chegava bem próximo da cidade. São Francisco movido pela compaixão desta gene quis sair e enfrentar lobo, mas os moradores da cidade não quiseram deixar e tentaram dissuadi-lo.
Mas São Francisco caminhou resolutamente para onde estava o lobo e na vista de muitas pessoas aconteceu o seguinte: O lobo avançou em direção de São Francisco com a boca aberta e Francisco fez o sinal da cruz o chamou e disse ao lobo: "Vem aqui irmão lobo, eu te mando da parte do Nosso Criador Jesus Cristo que não cause dado a ninguém e a nada .Coisa admirável. Apenas isto e o terrível lobo fechou a boca e se aproximou mansamente e deitou aos pés de São Francisco.
São Francisco então disse : "Irmão lobo, tu estas fazendo muitos danos e medo neste povoado maltratando e matando criaturas de Deus sem a permissão Dele. Você não está contente em matar outros animais e bestas e ainda tem o atrevimento de dar morte e causar danos ao homem , imagem de seu Deus .Por tudo isto está merecendo a forca de ladrão e homicida malvado. Quero irmão lobo fazer as pazes com você e o povo dessa cidade, assim pare de perseguir os homens e seus animais .Com estas palavras o lobo baixou a cabeça e São Francisco disse "vou fazer que o povo desta cidade te dê o necessita de modo que não passe fome, mas não faça nenhum mal nem ao homem nem a outro animal.Me prometes? O lobo inclinando a cabeça diz entender claramente o que dizia São Francisco e este estão disse; " venha comigo ".
O lobo levantou a pata dianteira e colocou-a na mão de São Francisco e daquela data em seguida o lobo ia de porta em porta e todos o tratavam como a um cachorro de estimação e davam a ele comida e abrigo. E o lobo não causou nenhum mal a esta gente.Viveu mansamente e morreu de velho nesta cidade como lembrança do milagre de São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário