terça-feira, 27 de novembro de 2012

Patriarca Rai: cardinalato é um incentivo para lutar pela paz

idade do Vaticano (RV) – O Patriarca libanês Béchara Boutros Raï considera a sua criação como cardeal da Igreja Católica, realizada no último sábado por Bento XVI, como um grande incentivo para lutar pela paz e pela fé cristã no seu país. Em entrevista publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, o responsável pela comunidade de Antioquia dos maronitas manifesta ao Papa a sua "alegria e gratidão" e mostra-se empenhado em dar um novo “alento” a um povo que vive um “momento muito crítico” da sua história, motivado pela guerra civil na vizinha Síria.

O novo cardeal libanês, de 72 anos, quer "fazer crescer a sua comunidade eclesial na comunhão e no testemunho", para evitar que "questões políticas" possam ameaçar a "boa convivência" das camadas muçulmana e cristã. "A crise política gerou um grande problema econômico e social, pelo que é preciso olhar para a frente, recrear, reconstruir a unidade interna, apoiar os nossos irmãos cristãos do Médio Oriente, desenvolver laços com os muçulmanos que aliviem a tensão causada pelos radicais e fundamentalistas", aponta.

Para Dom Béchara Boutros Raï, a mudança mais importante para o Líbano não é a construção de um Estado não confessional, que não contemple a religião, é a renovação de uma "política regional" que, de acordo com o patriarca maronita, é marcadamente “islamica” e contribui para "a divisão" da sociedade libanesa. "O grande problema aqui e para o Médio Oriente, é o conflito entre sunitas e xiitas em âmbito regional, que depois tem repercussões no plano internacional", conclui.

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=642102

Nenhum comentário:

Postar um comentário