terça-feira, 27 de novembro de 2012

Roma acolhe encontro internacional sobre Missão, Igreja e Teologia

Roma (RV) - Realiza-se na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 28 a 30 deste mês, o encontro internacional sobre "Missão, Igreja e Teologia há 50 anos do Concílio Vaticano II".

O evento é promovido pela Faculdade de Missiologia a fim de celebrar os 80 anos de fundação dessa instituição e os 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II.

Uma atenção especial será dedicada à gênese e fisionomia da disciplina missiológica e também aos fatos e motivos de natureza eclesiológica que levaram a Companhia de Jesus a fundar na Gregoriana esta faculdade num período de grande fervor teológico e missionário.

Será também abordado o tema da virada teológica feita pelo Concílio Vaticano II em prol de uma renovada compreensão da missão e da apostolicidade da Igreja. A segunda sessão se abrirá com uma reflexão sobre a atualidade do primeiro capítulo do Decreto ad gentes. Depois o que significa Nova Evangelização e como ela é feita.

A esse propósito, na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização realizado, no Vaticano, em outubro passado, Bento XVI destacou que "A nova evangelização está essencialmente ligada à missão ad gentes. A Igreja tem o dever de evangelizar, anunciar a mensagem da salvação aos homens que ainda não conhecem Jesus Cristo.

Por isso, é preciso pedir ao Espírito Santo que suscite na Igreja um renovado dinamismo missionário, cujos protagonistas sejam, de modo especial, os agentes pastorais e os fiéis leigos. A globalização provocou um notável deslocamento de populações, pelo que se impõe a necessidade do primeiro anúncio também nos países de antiga evangelização". (MJ)

fonte:http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=642298

Nenhum comentário:

Postar um comentário